Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para o I Compoas – Seminário de Pesquisa em Comunicação, Política e Amazônia

• Publicado: Sexta, 15 de Outubro de 2021, 16h03

Compoas

A comunidade acadêmica e o público em geral já podem se inscrever gratuitamente, até o dia 3 de novembro, no I Compoas – Seminário de Pesquisa em Comunicação, Política e Amazônia, que será realizado nos próximos dias 4 e 5. Devido à pandemia, o evento será realizado de forma on-line. Nos dois dias de programação, o debate será em torno de um tema central: o contexto de risco à democracia no Brasil.

Em sua primeira edição, o seminário irá abordar essa ameaça contemporânea que surgiu como uma consequência do neoliberalismo, compreendido como um dispositivo hegemônico de poder no mundo, que avançou nas últimas décadas. Esse neoliberalismo possui caráter sistêmico e afeta, em diferentes níveis, a vida cotidiana, seja a economia psíquica dos sujeitos, sejam as relações de gênero e geracionais, impulsionando, em várias partes do planeta, processos de ruptura com os preceitos democráticos que ocorrem na ordem constitucional.

É com base nesse cenário, e a partir das intersecções entre comunicação, relações de poder e democracia, que o seminário discutirá fenômenos sociais e políticos contemporâneos, tendo como foco a maneira como incidem e a fisionomia que assumem em territórios e contextos amazônicos. A iniciativa é do Grupo de pesquisa Comunicação, Política e Amazônia (Compoas), vinculado à Faculdade de Comunicação (Facom) e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) da Universidade Federal do Pará.

Programação - O I Compoas contará com conferência, lançamento de livro, oficina e duas mesas de debates. Além da participação de convidados, os integrantes do Compoas apresentarão os resultados de suas pesquisas, distribuídas em dois grandes eixos temáticos: Política, Gênero, Sexualidades e Interseccionalidades e Juventudes, Comunicação e Política. Os interessados em participar devem realizar as inscrições na página do evento

Na abertura do evento, será realizada a conferência que terá à frente a professora Kelly Prudencio, pesquisadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), abordando o tema “Ativismo digital e a política da interseccionalidade nas lutas por reconhecimento”. Também na programação de abertura haverá o lançamento do livro Comunicação, Gênero e Trabalho Doméstico: das reiterações coloniais à invenção de outros possíveis, organizado pelas professoras Danila Cal e Rosaly Brito, coordenadoras do Compoas. O lançamento contará ainda com a participação de Lucileide Mafra, presidenta da Federação das Trabalhadoras Domésticas da Região Amazônica, e mediação da jornalista Flávia Ribeiro (mestranda UFPA).

No segundo dia, haverá uma oficina e duas mesas de debate. A oficina “Análise de Conteúdo” será ministrada no dia 5/11, das 9h às 12h, pela professora Michele Massuchin (UFPR). Para quem faz parte do PPGCom-UFPA, as inscrições serão realizadas até o dia 17 de outubro. Para demais interessados na oficina, as inscrições estarão liberadas do dia 18 de outubro a 3 de novembro. As vagas são limitadas. Confiram a programação completa aqui.

I COMPOAS - Seminário de Pesquisa em Comunicação, Política e Amazônia

Data: 4 e 5 de novembro

Evento on-line

Inscrições: até 3/11, aqui.

Programação completa

Texto e arte: Divulgação