Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Cerimônia marca os 28 anos do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza
Início do conteúdo da página

Cerimônia marca os 28 anos do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza

  • Publicado: Segunda, 18 de Outubro de 2021, 15h52

Aniversário Bettina

Na manhã desta segunda-feira, 18 de outubro, o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) completou 28 anos de existência. Para comemorar a data, quando também é celebrado o Dia do Médico, foi realizada uma programação especial, que contou com homenagens, culto ecumênico e apresentação do coral da instituição. O Bettina Ferro é referência estadual em oftalmologia, otorrinolaringologia e doenças raras, sendo pioneiro em serviços como os de transplante de córnea e implante coclear. Também é cadastrado como Centro Especializado em Reabilitação (CER II) nas modalidades física e intelectual.  

O Bettina Ferro, com o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), compõe o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Para o vice-reitor da Universidade, Gilmar Pereira, que representou o reitor Emmanuel Tourinho no evento, os hospitais universitários funcionam no âmbito de um esforço cotidiano de aproximação com a comunidade “e permitem não apenas o atendimento à população, mas também a formação de profissionais de excelência para a nossa sociedade, por isso a UFPA tem muito orgulho de ter o grau de especialidade dessas instituições”, afirma o gestor.  

Bettina Ferro – O nome da instituição hospitalar homenageia a médica paraense que foi a primeira presidente mulher da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e teve importante participação na área da saúde pública no estado, atuando por muitos anos na Santa Casa de Misericórdia do Pará. Bettina Ferro de Souza participou do projeto de criação do hospital universitário, mas faleceu no ano de sua construção, em 1993. “A doutora Bettina foi um marco na medicina do Pará, e, neste dia do médico e do aniversário do HUBFS, eu desejo que o exemplo dela seja seguido por todos nós, profissionais da saúde”, afirma a superintendente do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, Regina Feio Barroso.  

Aniversário HUBFS 2A gestora completa ainda que, inseridos em uma universidade que é pública e gratuita, os hospitais prestam um serviço que é 100% vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo atendimento de média e alta complexidade à população que mais precisa. “A ciência deve estar sempre à frente, dirigindo todo e qualquer setor da sociedade, e, nos hospitais universitários, não deve ser diferente”, conclui.  

Ainda durante a cerimônia, houve um culto ecumênico, apresentação do coral do HUBFS, composto por servidores da instituição, bem como algumas homenagens a pessoas que fizeram e fazem parte da história do hospital. O evento encerrou com bolo e parabéns.  

Sobre a Rede Ebserh - O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Vinculadas a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões onde as unidades estão inseridas.

Texto e fotos: Paola Caracciolo - Unidade de Comunicação Social do CHU-UFPA/EBSERH

registrado em:
Fim do conteúdo da página