Página inicial > Ultimas Notícias > Reitor da UFPA recebe a visita do cônsul principal do Japão em Belém

Reitor da UFPA recebe a visita do cônsul principal do Japão em Belém

• Publicado: Quarta, 20 de Outubro de 2021, 11h53

19.10.2021 Doacao de livros pelo Japao a Ufpa Foto Alexandre de Moraes Portal

Nesta terça-feira, 19 de outubro, o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, recebeu a visita do cônsul principal do Japão em Belém, Satoshi Morita. Na ocasião, foram discutidas possibilidades de cooperação e foi realizada a doação de livros da The Nippon Foundation para o Campus Universitário de Salinópolis da UFPA.

O reitor Emmanuel Tourinho apontou o interesse da Universidade em aumentar a cooperação com universidades japonesas; promover, em parceria com o consulado, eventos científicos e culturais com pessoas da comunidade japonesa e ofertar atividades de formação e cursos livres de Japonês no Centro de Internacionalização da Universidade.

O cônsul Satoshi Morita se colocou à disposição para estreitar os laços da comunidade japonesa com a Universidade e dar continuidade a ações do Consulado Japonês em Belém já desenvolvidas com a UFPA.

19.10.2021 Doacao de livros pelo Japao a Ufpa Foto Alexandre de Moraes 26Na sequência da reunião, ocorreu uma breve cerimônia, no gabinete da Reitoria, para entrega à UFPA da doação de livros da The Nippon Foundation, que serão acolhidos na biblioteca do Campus Universitário de Salinópolis, instalada na recém-inaugurada Casa de Cultura | UFPA, localizada no mesmo município.

A doação se deu a pedido do Campus Universitário de Salinópolis, elaborado pelo professor Caio Macêdo. A The Nippon Foundation fez o envio de 163 edições de livros sobre variados assuntos, como literatura, história, indústria, anime, arte, política, tecnologia, entre outros.

19.10.2021 Doacao de livros pelo Japao a Ufpa Foto Alexandre de Moraes 147A cerimônia teve a participação da professora da UFPA Midori Makino, que é nissei (descendente direta de imigrantes japoneses) e promove, há vários anos, programações de promoção da cultura japonesa na UFPA. O professor Caio Macêdo fez a leitura de uma carta do presidente da The Nippon Foundation, Yohei Sasagawa, que não pôde estar presente. No documento, ele ressalta a importância da cooperação com o Brasil, especialmente com as universidades.

O cônsul principal do Japão em Belém, Satoshi Morita, informou que apenas outras cinco instituições brasileiras já receberam esse tipo de doação. “Espero que os livros possam contribuir para o maior conhecimento da cultura japonesa entre a comunidade universitária”, estimou.

O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, reiterou o interesse da Universidade na interação com a comunidade japonesa: “No Pará, encontra-se uma das maiores comunidades nipônicas no Brasil. Queremos incrementar a cooperação acadêmica com o Japão e promover mais oportunidades de formação intercultural para os nossos estudantes, por meio de trocas culturais e científicas”.

Também estiveram presentes à cerimônia o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; o pró-reitor de Relações Internacionais da UFPA, Edmar Costa; o coordenador do Campus Universitário de Salinópolis, Lindomar Miranda Ribeiro; a diretora da Casa de Cultura, professora Carolina Loureiro Benone; e os assessores do Consulado do Japão em Belém, Rosa Kamada e Flavio Todaka.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Fotos: Alexandre de Moraes | Ascom-UFPA