Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe a visita da comitiva da Embaixada da República da Finlândia no Brasil

• Publicado: Quinta, 21 de Outubro de 2021, 16h51

Padrão Embaixada Finlândia

Na tarde da última terça-feira, 19 de outubro, o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, recebeu a visita do embaixador da República da Finlândia no Brasil, Jouko Leinonen, e do cônsul honorário da Finlândia no Pará e no Amapá, João Augusto Rodrigues. A visita teve como objetivo conhecer um pouco mais as principais áreas de pesquisa na Universidade, com vistas à celebração de acordos de cooperação científica entre a UFPA e instituições finlandesas futuramente.

Destaque entre os melhores sistemas de educação no mundo e referência para outras nações, a Finlândia dispõe de um sistema educacional gratuito, que investe nos anos iniciais da educação como uma forma de preparar adequadamente os estudantes para a educação superior e uma importante ferramenta para o desenvolvimento social.

“Acreditamos que é importante investir nas primeiras etapas da educação, pois uma escola elementar de boa qualidade leva bons alunos para as universidades. É esta escola elementar que consegue que, entre os alunos, tenhamos grandes lideranças de sucesso em diversas áreas, especialmente na área de tecnologias e telecomunicações”, aponta o embaixador Jouko Leinonen.

A ideia do embaixador é trazer um pouco desse modelo desenvolvido na Finlândia para o Brasil, o que também passa pela formação de professores e pela realização de parcerias que envolvam pesquisadores do Brasil e da Finlândia. Durante a visita, a comitiva da embaixada, que também contou com a presença de Natália Araújo, assessora do TeamFinland, apresentou um vídeo com alguns dos principais pontos de destaque para a melhoria social do país, tais como: o desenvolvimento de tecnologias de ponta, a indústria de telecomunicações e o uso de uma gestão sustentável.

Por sua vez, ao apresentar a UFPA, o reitor Emmanuel Tourinho apontou o papel da Universidade para o desenvolvimento regional como o maior centro de pesquisa da Pan-Amazônia, com uma comunidade acadêmica que envolve cerca de 50 mil estudantes, e grande destaque em pesquisas em áreas, como biodiversidade, biotecnologia, genética, antropologia, neurociências, geociências, entre outras que também se destacam.

19.10.2021 Visita Embaixador da Finlândia Foto Alexandre de Moraes 12“Temos procurado interagir cada vez mais com os povos tradicionais da Amazônia e com as diversas representações da nossa sociedade. Nosso propósito é disponibilizar para a sociedade o conhecimento necessário à formulação e execução de políticas públicas que possam promover, de um lado, o aproveitamento sustentável das nossas riquezas naturais e, do outro, o desenvolvimento social dos povos da Amazônia”, comentou o reitor da UFPA.

Potencial Florestal - Presente na cidade de Belém para participar do Fórum de Bioeconomia, o embaixador da Finlândia também reforçou a importância de se olhar para o enorme potencial que a floresta amazônica tem para o desenvolvimento social e econômico local e citou como a Finlândia tem trabalhado nesse sentido. “De 40% de área verde inicialmente, hoje temos 75%, vendendo cada vez mais produtos da floresta. Como é possível esta equação? Com o manejo das florestas de forma inteligente. Não precisa matar a floresta”, apontou.

E em uma Amazônia cada vez mais populosa, com cerca de 29 milhões de habitantes, segundo a última estimativa divulgada pelo IBGE, é urgente a necessidade de se trabalhar a conscientização do potencial da biodiversidade da região como uma forma de proteger a floresta e também gerar desenvolvimento social. “Nós temos opções de desenvolvimento local por meio do desenvolvimento tecnológico e da bioeconomia. Mas a bioeconomia precisa de maior atenção, porque ela requer investimento em biotecnologia, o que passa pela importância de fazermos parcerias com os outros países que têm essa tecnologia”, ressaltou o cônsul honorário da Finlândia no Pará e no Amapá, João Augusto Rodrigues.

Por esse motivo, discutiu-se também a possibilidade de participação da UFPA em eventos internacionais organizados pelo governo da Finlândia, com o objetivo de apresentar as possibilidades de parcerias no país, bem como a realização de eventos organizados pelo Consulado da Finlândia no Pará, no Centro de Internacionalização da UFPA, para que as oportunidades de pesquisa e intercâmbio cultural no país europeu sejam apresentadas à comunidade da Universidade.

Texto: Maissa Trajano - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes