Página inicial > Ultimas Notícias > Biblioteca Central realiza exposições, oficinas e palestras em comemoração à Semana do Livro e da Biblioteca

• Publicado: Sexta, 22 de Outubro de 2021, 14h34

Semana Livro Biblioteca

De 26 a 29 de outubro, a Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (UFPA) vai realizar a Semana do Livro e da Biblioteca. A programação deste ano visa incentivar o apreço pelos livros e pela leitura na comunidade acadêmica, ao mesmo tempo que vai divulgar os produtos e serviços oferecidos pela Biblioteca Central. O evento será aberto para todo o corpo técnico e estudantil da Universidade.

A iniciativa promoverá uma programação híbrida, com exposições de vários estudiosos nacionais e internacionais, suspensão solidária de atrasos na devolução de livros por meio da doação de alimentos não perecíveis, workshop sobre artigo científico na graduação, treinamento no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e oficinas de Desenho Básico e Canva para iniciantes. As atividades virtuais serão transmitidas na página do Facebook da Biblioteca Central.

"Queremos que toda a comunidade acadêmica participe da Semana do Livro e da Biblioteca. Assim poderão adquirir novos conhecimentos sobre as temáticas e personalidades que serão destacadas no evento, especialmente  sobre as ações que a Biblioteca Central oferece”, ressalta Célia Ribeiro, diretora da Biblioteca Central da UFPA.

Exposições - A Semana do Livro e da Biblioteca contará com duas exposições na sua programação. A primeira vai homenagear duas personalidades muito importantes para o cenário artístico-cultural paraense, os professores Benedito Nunes e Maria Sylvia Nunes. Os dois foram responsáveis por fundar as Faculdades de Teatro, Dança e Filosofia da UFPA. A exposição contará com o acervo da biblioteca particular do casal, o qual foi doado pela família dos homenageados para a Instituição. O tema escolhido para esta exposição foi “Legados Eternos”.

O evento contará, ainda,  com a Exposição "170 anos do nascimento de Orville Adelbert Derby, o pai da Geologia do Brasil", que trará livros do autor que compõem a coleção pertencente ao professor Mauricio Borges, do Instituto de Geociências da UFPA. Ambas as exposições estarão disponíveis no hall de entrada da Biblioteca Central, durante todos os dias do evento.

Programação geral - As oficinas terão as inscrições abertas uma hora antes do início, na própria Biblioteca Central. Com 10 vagas disponíveis, a Oficina de Canva para Iniciantes será ministrada por Iranildo Júnior, no dia 26 de outubro, na Estação de Pesquisa (Biblioteca Central), às 15h. Já a Oficina de Desenho Básico, que ocorre no dia 27 de outubro, às 10h, no Salão de Leitura da Coleção Amazônia (Biblioteca Central), será ministrada pela palestrante Ana Júlia Lustosa, com 15 vagas ofertadas. Por sua vez, o treinamento do Portal de Periódicos da Capes será presencial, no entanto o horário e o local não estão definidos. As inscrições serão abertas na semana do evento, por meio de um formulário que será disponibilizado no Facebook, no Instagram e no site da Biblioteca Central.

Além disso, haverá um estande de vendas de artesanato marajoara, que estará exposto durante todos os dias da programação, e as apresentações musical e teatral promovidas pela Associação Cultural Dalcídio Jurandir, de Ponta de Pedra, no Marajó, às 10h, dos dias 26 e 27 de outubro.

Serviços:

Semana do Livro da Biblioteca Central