Página inicial > Ultimas Notícias > Roda de conversa “Ser mulher na academia” permite a troca de experiências entre mulheres estudantes de graduação

• Publicado: Sábado, 23 de Outubro de 2021, 10h23

Roda de Conversa Ser Mulher na Academia

O Projeto RodaVida realiza, no dia 25 de outubro, a Roda de Conversa “Ser mulher na academia”. Voltada para as estudantes de graduação de todos os campi da UFPA, o encontro tem o objetivo de oferecer um espaço de acolhimento e escuta, no qual seja possível a troca de experiências e particularidades vivenciadas por acadêmicas dentro de suas áreas de atuação. Para participar, inscreva-se aqui.

É possível constatar, por meio de diversos estudos, que a participação de mulheres na educação tende a diminuir no decorrer do aumento do nível escolar, isto é, elas são predominantes na educação básica, mas tendem a ser minoria em diversos cursos de pós-graduação. Essa questão se torna ainda mais nítida em algumas áreas de atuação, como as chamadas “ciências duras”. Mas, dia após dia, é possível ver um avanço nesse sentido, com o crescimento do número de acadêmicas e pesquisadoras. Por isso a troca entre essas mulheres pode ter um importante papel no empoderamento delas, além de possibilitar o compartilhamento de estratégias de enfrentamento a determinadas dificuldades presentes nesses espaços.

“Essa roda tem sido muito ansiada pelas mediadoras do projeto, pois terão uma identificação pessoal também com o público da roda e com as temáticas a serem debatidas. Acreditamos que será um espaço de crescimento pessoal e coletivo. Ter um espaço para compartilhar as vitórias, ambições, refletir sobre os desafios e barreiras e, enfim, buscar encontrar na outra um suporte e uma validação, é muito importante”, relata a coordenadora do projeto, Aline Menezes.

Temáticas como a maternidade durante os estudos, a falta de reconhecimento no âmbito acadêmico, o silenciamento do posicionamento feminino e a hipersexualização serão pontos tratados na roda de conversa. Além disso, a roda vai abordar também as conquistas, as histórias de superação e autoconhecimento e, principalmente, a importância da sororidade, para que seja possível crescer e contribuir com a Ciência e com a sociedade como um todo.

“Esperamos que a roda seja um espaço para ambas as vivências, sejam elas negativas, sejam positivas, fortalecendo cada uma das participantes”, conclui Aline Menezes.

Roda Vida - O RodaVida é uma iniciativa do Laboratório de Soluções Educacionais (LSE), vinculado à Superintendência de Assistência Estudantil (Saest/UFPA), que busca trabalhar em favor da saúde mental dos estudantes da graduação da UFPA. O projeto é coordenado pela professora Aline Menezes, e os encontros são mediados por estudantes de graduação, devidamente treinados e capacitados, para acolher e também oferecer orientações para os estudantes participantes.

Data: 25/10/2021

Horário: às 18h