Página inicial > Ultimas Notícias > Clínica Psicológica Virtual, criada para atendimento emergencial na pandemia, encerra atividades

• Publicado: Segunda, 25 de Outubro de 2021, 12h56

Banner Clinica Psicologica Virtual

Em abril de 2020, um grupo de psicólogos e pesquisadores da Universidade Federal do Pará implementou o projeto “Clínica Psicológica Virtual: atendimento psicológico na pandemia de Covid-19”. A proposta foi oferecer o serviço público de atendimento psicológico on-line, durante todo o período de isolamento social, para quem precisasse receber acolhimento e orientações. Nesta semana, o projeto encerrou suas atividades após atender a 1.250 pessoas.

Foram 18 meses de atendimento aos estudantes de graduação e pós-graduação, especialmente estudantes indígenas e quilombolas, e à população em geral. Quase 90% das pessoas atendidas não têm vínculo formal com a Universidade. A iniciativa foi desenvolvida por um coletivo de docentes e discentes da Faculdade de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA. Ao todo, cerca de 70 voluntários colaboraram com os atendimentos.

“A clínica surgiu do desejo de ajudarmos a população, principalmente, no início do isolamento social. A gente percebeu que a população estava muito preocupada, muitas pessoas desestabilizadas emocionalmente, com sintomas de pânico, medo, ansiedade. Então nos reunimos e montamos a Clínica Psicológica Virtual com o apoio do Conselho Regional de Psicologia, do Conselho Federal de Psicologia e da Gestão da UFPA”, conta o professor Leandro Passarinho, idealizador do projeto.

A clínica funcionou por meio de teleconsultas, por meio da disponibilização dos contatos dos profissionais psicólogos voluntários. O atendimento foi feito por telefone pelos profissionais estudantes de pós-graduação e voluntários, supervisionados por um grupo de professores.

“Nós não oferecemos psicoterapia. Nós oferecemos um plantão psicológico e uma estabilização emocional. A partir dessa escuta, nós fizemos os encaminhamentos para a rede de atenção psicossocial e para alguns serviços gratuitos de psicoterapia”, explicou o professor Leandro Passarinho.

Mesmo com o encerramento, serão mantidos os atendimentos de quem ainda se encontra sob cuidado. O Projeto de Extensão Saúde, Cidadania e Direitos Humanos, que juntou esforços à Clínica Psicológica Virtual, também seguirá com o atendimento virtual a comunidades e a estudantes indígenas e quilombolas.

Ambiência de formação - O projeto ainda possibilitou a realização de estágios pelos estudantes do último ano do curso de Graduação em Psicologia. A professora Izabella Barros era uma das supervisoras: “A entrada da possibilidade dos estágios na Clínica Virtual também ampliou uma faceta formativa da clínica, uma contribuição também no nível do ensino. Os estagiários trabalharam com muita dedicação, muito desejantes de fazer os atendimentos”. Semanalmente havia supervisão para discussão dos casos clínicos e para estudos teóricos.

A clínica também realizou palestras e discussões sobre casos clínicos, temas da Psicologia, com participação de pesquisadores e professores de Psicologia parceiros de todo o Brasil.

Atendendo também a professores e a estudantes, a Clínica ainda contribuiu para o retorno das aulas em 2020 no ensino remoto.

“Nossa contribuição foi muito significativa no momento em que nós fomos a única clínica virtual gratuita e com reconhecimento profissional, com profissionais de Psicologia qualificados, com experiência clínica. Ofereceu um atendimento necessário para a população, principalmente em um momento de lockdown, de luto, para as pessoas enlutadas, entrando em depressão por perdas, e pessoas com medo também de adoecer, pessoas com sintomas de Covid-19”, avalia o professor Leandro Passarinho.

Para a professora Izabella Barros, “A pandemia tem sido um grande experimento de saúde mental e a gente, a tempo, conseguiu fazer alguma coisa, apesar de tanta dureza, tanta tristeza. Então, nos trouxe um sentimento de potência e, ao mesmo tempo, um movimento de muita resistência, para além da sobrevivência física. Foi muito gratificante e enriquecedor desenvolver esse trabalho junto com os colegas, os alunos e os voluntários”, reflete.

Com o encerramento do atendimento de novos usuários, o projeto vai se dedicar a sistematizar os dados clínicos dos atendimentos para análise, registro e publicação de trabalhos que deem visibilidade à experiência realizada.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte gráfica: Divulgação Clínica Psicológica Virtual