Webinário colocará em debate as possibilidades de ensino-aprendizagem para alunos com deficiência
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Formação de Professores na Perspectiva da Inclusão (Includere) e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação (Infance) da UFPA vão realizar, no dia 3 de novembro, o Webinário “Estratégias pedagógico-curriculares para alfabetização de alunos com deficiência no contexto da inclusão escolar”. O objetivo da capacitação é promover a formação de professores e futuros professores da escola básica para atuar propositivamente no contexto da inclusão, em particular no processo de alfabetização de alunos público-alvo da educação especial.
O evento, que se soma a outros três (realizados em junho e agosto, e um previsto para dezembro), configura uma etapa do processo formativo, desencadeado desde o primeiro semestre de 2021. A intenção da jornada formativa é que o público, prioritariamente de profissionais da educação básica, se instrumentalize, do ponto de vista teórico-prático, de outra perspectiva metodológica e conceptual sobre a alfabetização, com subsídios para que o trabalho pedagógico-curricular possa valorizar ainda mais as capacidades de aprendizagem de todos os sujeitos.
“O processo educativo, particularmente no contexto da inclusão escolar, precisa ser desenvolvido por meio de um trabalho colaborativo e intersetorial. Possibilitar encontros formativos, abertos a diferentes profissionais com mais ou menos tempo de atuação profissional, e também um diálogo com futuros profissionais que atuarão na educação básica cria uma rede formativa que permite debater, pensar e propor a escolarização de um público que historicamente foi excluído da escola, os alunos com deficiência, transtornos do espectro autista e altas habilidades/superdotação. O desenvolvimento de ações, articulando profissionais que atuam em diferentes áreas, na finalidade de qualificar o processo educacional é, portanto, uma estratégia singular que pode colaborar de forma significativa na produção de práticas efetivamente inclusivas e capazes de valorizar a diversidade e a diferença constitutiva dos sujeitos que estão na escola”, explica a professora Amelia Mesquita.
Mudança de perspectivas - Apesar dos esforços dos professores com o processo de alfabetização e escolarização dos alunos com deficiência, ainda é notável a existência de um engessamento da prática que repercute no desenvolvimento de estratégias pouco propositivas para o aprimoramento da formação desses alunos. Hoje, muitas vezes, o acesso à educação para os alunos ainda se mostra restrito à realização de atividades de prontidão (colorir, recortar e colar), com pouca atenção voltada à diversidade textual, que poderia ser um caminho mais efetivo e de melhor resultado para os estudantes.
"Compreendemos ser necessário, entre outras questões, a ressignificação de concepções e práticas curriculares e de alfabetização mecânicas e descontextualizadas, que tornam muito mais complexa e abstrata a aquisição da leitura e da escrita, em particular para os alunos com deficiência”, aponta Amelia Mesquita.
Por isso a expectativa é que o evento também possa estreitar cada vez mais o vínculo entre a universidade e a escola garantindo diálogo continuado e propositivo entre a educação básica e a educação superior, de forma que a Educação, como um todo, seja beneficiada com essa troca de conhecimento.
Includere - O Includere é o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo e Formação de Professores na perspectiva da Inclusão, criado em 2010 e vinculado ao Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da Universidade Federal do Pará (NEB/UFPA). Atualmente, o grupo é coordenado pelos professores Genylton Rocha e Amélia Mesquita e conta com uma equipe composta por professores doutores e mestres, profissionais da educação básica, alunos de pós-graduação e graduação (bolsistas ou voluntários da iniciação científica ou extensão).
Estruturado em cinco linhas de investigação: Currículo da Educação Básica; Currículo dos Cursos de Formação de Professores; Currículo e Educação em Direitos Humanos; Histórias do Currículo e das Disciplinas Escolares e Escolarização de Pessoas com Deficiência, o Includere tem apostado numa relação direta com a educação básica, promovendo ações de formação e intervenção que buscam identificar e superar barreiras que inviabilizam ou dificultam o trabalho orientado pelo princípio inclusivo. O objetivo é acolher e respeitar todos nas suas singularidades, potencialidades e necessidades.
Atualmente, o grupo realiza estudos relacionados à inclusão de pessoas na educação especial na escola regular, com foco no currículo e nas práticas curriculares, no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, na história do currículo e das disciplinares escolares e na formação de professores, e ao currículo (como política e como prática). Além disso, o grupo possui uma vasta produção popularizada em livros, capítulos de livros e artigos em periódicos, dissertações e teses.
Serviço:
Webinário “Alfabetização Discursiva: Apontamento e Possibilidades de Ensino-Aprendizagem para Alunos com Deficiência”
Data: 3 de novembro de 2021.
Horário: 15h
Local de transmissão: Canal Includere no Youtube
Inscrição no site do evento.
Texto: Yris Soares - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação
Redes Sociais