Página inicial > Ultimas Notícias > Governador do Estado visita a UFPA e anuncia apoio para a implantação de novo serviço na área de saúde

• Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2021, 17h44

27.10.2021 Assinatura convênio Governo e Bettina Ferro Foto Alexandre de Moraes

Nesta quarta-feira, 27 de outubro, o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, o governador do estado do Pará, Helder Zahluth Barbalho, e o secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde do Estado do Pará, Sipriano Ferraz Santos Júnior, assinaram termo de compromisso para a construção do Centro de Atenção às Deficiências Auditivas, Visuais, Físicas e Intelectuais do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), habilitando-o como Centro Especializado de Reabilitação – Tipo 4.

O novo centro fará parte da rede de cuidados à pessoa com deficiência do estado do Pará. O HUBFS já é habilitado como Centro Especializado de Reabilitação – Tipo 2, oferecendo serviços de reabilitação auditiva e visual. Agora a reabilitação será oferecida também para pessoas com deficiências intelectuais e físicas. Além da assistência à população, o centro será um novo espaço para a formação de profissionais na área de saúde e para a pesquisa científica.

27.10.2021 Assinatura convênio Governo e Bettina Ferro Foto Alexandre de Moraes 2Uma cerimônia foi realizada no auditório da Reitoria da UFPA para a assinatura do termo. Participaram o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; o governador do estado do Pará, Helder Zahluth Barbalho; o secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde do Estado do Pará, Sipriano Ferraz Santos Junior, representando o secretário de Saúde, Rômulo Rodovalho Gomes; a superintendente do Complexo Hospitalar Universitário da UFPA, Regina Feio Barroso; e a gerente de Atenção à Saúde do HUBFS, Rosilene Reis Della Noce.

Para a professora Rosilene Reis, este centro é um marco para o hospital, para a Universidade e para toda a população paraense. “O Hospital Bettina Ferro já viabiliza 2.700 procedimentos de reabilitação. Com este novo recurso e com o equipamento que será construído, poderemos realizar 7.700 procedimentos”, exemplificou.

A professora Regina Feio Barroso recordou que o projeto de habilitação do Hospital Bettina como Centro Especializado de Reabilitação – Tipo 4 remonta a 2013, no contexto de políticas públicas nacionais de saúde e de inclusão voltadas a pessoas com deficiência.

Naquela ocasião, o Ministério da Saúde destinou recursos da ordem de R$ 4,6 milhões, que precisariam ser acrescidos de contrapartidas para a execução do projeto. Com o acordo agora estabelecido, o governo do estado do Pará destinará R$2,6 milhões ao centro, e a UFPA disponibilizará o espaço para a obra, integrando o serviço às ações do HUBFS.

O secretário adjunto Sipriano Santos Junior explicou que agora o Hospital Bettina poderá ampliar o atendimento à reabilitação de pessoas com deficiência física e intelectual, além das deficiências auditiva e visual já atendidas. Também colocou a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) à disposição dos projetos da Universidade que visem melhorar o atendimento da rede pública de saúde.

27.10.2021 Assinatura convênio Governo e Bettina Ferro Foto Alexandre de Moraes 184O governador Helder Barbalho ressaltou o papel da Universidade Federal do Pará para a região amazônica e a importância desta parceria: “A UFPA é razão de orgulho para os paraenses e os brasileiros. Destaco a relevância, para nós, das pautas que temos em parceria com a Universidade, com sua capilaridade, grandeza e excelência”. E finalizou: “Certamente este equipamento será muito importante para as pessoas com deficiência terem o direito de viver em melhores condições. Esta ação também fortalece e reafirma o Hospital Bettina Ferro como centro de referência”.

O reitor Emmanuel Tourinho celebrou a nova cooperação e agradeceu o apoio do governo do estado do Pará às ações da Universidade em diversas áreas: “O projeto de habilitação do Hospital Bettina Ferro de Souza como Centro Especializado de Reabilitação – Tipo 4 representa um grande avanço na atenção à saúde das pessoas com deficiência em nosso estado. Agradecemos ao governador Helder Barbalho a decisão de apoiar a construção do centro e todo o investimento que tem realizado na política estadual de inclusão em saúde para as pessoas com deficiência, inclusive com a recém-criada política estadual para a atenção a pessoas com transtorno do espectro autista. É uma enorme alegria para a Universidade Federal do Pará colaborar com essa política, fazendo valer o direito ao atendimento de qualidade e promovendo cidadania a todas as pessoas”.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes