Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de extensão “Portal Jambu” garante espaço de aprendizado para discentes de Comunicação da UFPA

• Publicado: Quinta, 28 de Outubro de 2021, 16h05

Jambu Portal

Lançado há três meses, o Portal Jambu é uma plataforma de notícias que trabalha a valorização da cultura regional e permite que discentes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação da UFPA possam colocar em prática os ensinamentos adquiridos na graduação. Coordenado pela professora Regina Lima, vice-diretora da Facom, e pelo graduando de Jornalismo Marcos Melo, o projeto de extensão trabalha a comunicação convergente, multimidiática e também o jornalismo cultural por meio da produção de discentes da Facom/UFPA, o que estimula o engajamento dos estudantes para além da sala de aula.

A proposta de criação de um portal de notícias para pautar a cultura local nasce com o objetivo principal de ampliar a visibilidade da produção local e, por meio da comunicação, apoiar artistas, grupos, entre outras iniciativas ligadas à cultura. Com o projeto, os discentes da faculdade têm um espaço em que podem colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curso. Além disso, por meio da plataforma criada, que inclui o site e também as redes sociais, os discentes exercitam a produção de conteúdos multimidiáticos, uma demanda atual no campo da comunicação, em virtude da ascensão das redes sociais, ou seja, o projeto trabalha também a comunicação convergente, que estimula produções conjuntas entre o Jornalismo e a Publicidade.

MARCOS MELO COBERTURA CÍRIO"Entrar na faculdade já com a oportunidade de colocar a mão na massa está sendo incrível, até porque, mais adiante, já vamos ter a experiência prática no Jornalismo”, afirmou Camilla Rosário, discente de Jornalismo e uma das integrantes do projeto. Assim como ela, diversos estudantes que participam do projeto têm a possibilidade de colocar em prática seus aprendizados em relação à produção jornalística com base nas pautas culturais.

Como funciona - O projeto conta hoje com mais de 20 colaboradores, entre bolsistas e voluntários. Segundo a coordenadora do projeto, professora Regina Lima, “(o Portal) é um espaço de aprendizado, em especial do estudante de Jornalismo”. A professora explica, ainda, que é muito importante que a faculdade possibilite experiências práticas que sejam acompanhadas por profissionais, pois isso estimula ainda mais o processo de aprendizado dos estudantes, e afirma estar contente em ver os estudantes estimulados a participarem do projeto, principalmente no contexto de pandemia e de atividades remotas. “Isso reafirma o papel e a importância das universidades públicas no Brasil”, acrescenta.

Os estudantes pesquisam pautas, produzem e realizam entrevistas para suas matérias, sempre acompanhados pela coordenação do projeto. Todas as pautas apuradas pelos discentes são revisadas e aprovadas pela coordenação e buscam priorizar a cultura regional, além de projetos que geralmente não ganham tanta visibilidade.

Lucas Lorran, estudante que também integra a equipe do Portal, afirma que, “desde a primeira matéria que eu fiz com meu colega de turma, eu me senti muito imerso no universo do Jornalismo. Está sendo muito desafiador porque muitas coisas eu já fazia como hobbie, mas agora estou aprendendo a ver de uma forma profissional”. Para acompanhar os conteúdos produzidos pelos estudantes, basta acessar jambufestival.com.br ou acompanhar o Portal Jambu nas redes sociais.

Texto e fotos: Reprodução/Ascom Jambu