Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto da UFPA é vice-campeão em Competição Internacional de Empreendedorismo

Projeto da UFPA é vice-campeão em Competição Internacional de Empreendedorismo

• Publicado: Quinta, 28 de Outubro de 2021, 16h58

Projeto Anamã Vice

O Projeto Anamã, desenvolvido pelo Time Enactus UFPA, conquistou o vice-campeonato na Race to Rethink Plastic, competição universitária que premia as melhores iniciativas do mundo no campo da gestão de resíduos plásticos. Criada no início deste ano, com projetos de 176 universidades de 21 países diferentes, a Race foi concluída na última sexta-feira, 21 de outubro, com apenas quatro projetos na final, sendo três deles da Índia, e o Anamã, do Brasil. Em primeiro lugar, foi premiado o Projeto Dariya, da SGGS College of Commerce, da Índia.

O reconhecimento obtido pelo projeto é resultado não somente da criação de uma tecnologia social, as ecobarreiras feitas de garrafas PET, como também do modelo de negócio adotado, que põe em prática diferentes princípios da economia circular. Graças a essa combinação, o Anamã tem conseguido reduzir a poluição de resíduos plásticos em canais da cidade de Belém, a exemplo do Paracuri e Berredos, em Icoaraci, e ainda tem gerado renda para Associações de Catadores. Desde a sua fundação, o projeto já evitou que mais de 12 toneladas/mês de resíduos plásticos prejudicassem o meio ambiente e as comunidades que moram às margens dos canais.

Projeto Anamã 2Reconhecimento nacional e internacional - Não é a primeira competição de renome que reconhece os feitos do Anamã. Em 2020, o projeto conquistou o Prêmio Pátria Voluntária, da Fundação Banco do Brasil, e foi finalista da 1 Race 4 Oceans, desafio internacional focado no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 - Vida Marinha. Em meados deste ano, os integrantes da Enactus UFPA também venceram o Programa "Escrevendo o futuro juntos", da multinacional BIC, e foram finalistas do TIC Américas, desafio latio-americano realizado pela OEA e pela PEPSICO. Tudo isso em meio às adversidades impostas pela pandemia.

"Todas essas conquistas são igualmente especiais, pois resultam de um trabalho árduo, desenvolvido durante anos, com a colaboração de inúmeros parceiros e o engajamento incansável dos nossos estudantes. Por meio do trabalho voluntário, temos conseguido demonstrar não somente como o empreendedorismo e a inovação social podem sanar os problemas locais, como também destacar, em distintos fóruns e contextos, a qualidade da nossa instituição, promovendo a UFPA  internacionalmente", frisa o conselheiro do Time desde 2016, professor José Augusto Lacerda (FAAD/ICSA).

Para Matheus de Amaral, atual líder do Anamã, "embora a nossa razão de existir não seja participar de competições, essas oportunidades nos ajudam a lapidar o projeto, pois aprendemos muito com os mentores e com as outras equipes. Ao longo desses processos, conseguimos validar estratégias e melhorar o projeto, contribuindo, assim, para o alcance de um planeta mais sustentável”.

Quando perguntado sobre o futuro do projeto, o estudante do curso de Direito pontua que ainda há um longo caminho pela frente. "Desde que fundamos o Centro de Beneficiamento de Plástico, um espaço dedicado unicamente à transformação dos resíduos em novos produtos e tecnologias, almejamos expandir o projeto para outros bairros da Região Metropolitana de Belém, aumentando o impacto positivo no ecossistema local", destaca Matheus.

Sobre o Time Enactus UFPA - Fundado em 2014 por alunos de diversos cursos da Universidade Federal do Pará, o time tem como missão desenvolver líderes que, por meio de ações empreendedoras, sejam capazes de empoderar pessoas para transformar comunidades, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar social. Mais de 213 mil pessoas já foram impactadas com as ações dos projetos da Enactus UFPA, em Belém e em outros municípios do estado do Pará.

Saiba mais sobre as iniciativas do Time Enactus UFPA. Já a apresentação feita na fase final da Race to Rethink Plastic pode ser conferida pelo Instagram @enactusufpa

Texto: Assessoria de Comunicação do Time Enactus UFPA.