Página inicial > Ultimas Notícias > Representantes do Goethe-Institut visitam a UFPA e firmam parcerias

Representantes do Goethe-Institut visitam a UFPA e firmam parcerias

• Publicado: Sexta, 29 de Outubro de 2021, 15h55

Padrão Portal Encontro Alemanha

Desde os primeiros anos da Universidade Federal do Pará, a cooperação com instituições da Alemanha tem sido promovida por meio de várias iniciativas, com destaque para a criação da Casa de Estudos Germânicos (CEG) da UFPA, em 1968. Com o objetivo de incrementar e formalizar as colaborações existentes, representantes do Goethe-Institut visitaram a UFPA nesta quinta-feira, 28 de outubro, recebidos pelo reitor Emmanuel Zagury Tourinho.

Voltado para a promoção da cultura e da língua alemãs, o Goethe-Institut é um órgão cultural vinculado ao governo da Alemanha, atuando em vários países, incluindo o Brasil, onde possui cinco unidades: em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre.

Na oportunidade da visita à UFPA, os representantes do órgão alemão formalizaram parceria específica para a aplicação de exames de proficiência em Língua Alemã pela Casa de Estudos Germânicos da UFPA (CEG) e apresentaram outras oportunidades de diálogo.

A diretora do Goethe-Institut de Salvador, Friederike Möschel, explicou o escopo de atuação do órgão na promoção de atividades culturais, de valorização e de ensino da Língua Alemã e o investimento em acervos bibliográficos para incentivo do conhecimento da cultura do país. Já o diretor pedagógico, Frank Emmerich, apresentou um programa de aperfeiçoamento para professores de Alemão, com períodos de intercâmbio e dupla titulação (brasileira e alemã).

Encontro AlemanhaO reitor Emmanuel Tourinho destacou a importância da cooperação internacional da Universidade com a Alemanha, que remonta à criação da CEG: “Temos áreas na UFPA que se desenvolveram fortemente a partir da cooperação com instituições alemãs, com a vinda de professores alemães, formação de pesquisadores da UFPA em universidades alemãs, cooperações científicas e acadêmicas. Nossas experiências de interação têm sido muito positivas”.

E complementou: “Com o Centro de Internacionalização, queremos incrementar nossas cooperações, oportunizando formação multicultural e plurilinguística para os nossos estudantes. O fortalecimento da parceria com o Goethe-Institut possibilita caminharmos na ampliação da oferta de atividades culturais e do ensino da Língua Alemã para a nossa comunidade acadêmica e para a sociedade como um todo”.

Cooperação com a Alemanha - Katja Hälldampf, leitora do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD - sigla em Alemão) na UFPA e coordenadora da CEG, também participou da reunião e lembrou o histórico da cooperação da Instituição com a Alemanha. Ela relata que a parceria com a DAAD existe desde a década de 1970, que viabilizou a vinda de leitores alemães para atuação na CEG. Há alguns anos, além da parceria com o DAAD, a Casa também tem interagido com o Goethe-Institut para atividades culturais, ensino e certificação do Alemão e ampliação do acervo da sala de leitura da CEG, hoje sediada no Centro de Internacionalização da UFPA. A CEG-UFPA é a única casa germânica na Região Norte, sendo importante espaço de interação entre instituições alemãs e a Amazônia.

Também participaram da reunião o pró-reitor de Relações Internacionais da UFPA, Edmar Costa; e a diretora de Acordos e Convênios da Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFPA, Maria Amélia Enríquez.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA