Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Processo Seletivo Especial 2022-2 (Forma Pará) inicia período de inscrições
Início do conteúdo da página

Processo Seletivo Especial 2022-2 (Forma Pará) inicia período de inscrições

  • Publicado: Segunda, 08 de Novembro de 2021, 14h22

PSE Forma Para 2022 Inscricoes Abertas Portal

Iniciam-se nesta segunda-feira, 8 de novembro, as inscrições ao Processo Seletivo Especial 2022-2 (PSE Forma Pará 2022-2), destinado a selecionar candidatos(as) para o preenchimento de 334 vagas em cursos presenciais de graduação, em regime especial. O edital é resultado de um convênio celebrado entre a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e a Universidade Federal do Pará (UFPA). As inscrições poderão ser feitas até as 23h59 do dia 16 de novembro.

O PSE Forma Pará 2022-2 será executado pelo Centro de Processos Seletivos (CEPS) da UFPA. O processo seletivo é destinado a candidatos(as) que concluíram o ensino médio ou equivalente, condição a ser comprovada no ato da habilitação ao vínculo institucional. A seleção será por meio de prova com questões objetivas de conhecimentos em Matemática, Física, Química, Biologia e Literatura, e uma redação em Língua Portuguesa.

Os cursos ofertados neste PSE são Bacharelado em Agronomia, no município de Novo Repartimento; Enfermagem, em Cametá; Engenharia Civil, em Barcarena e Rondon do Pará; Engenharia Mecânica, em Nova Ipixuna do Pará; e Turismo, em Salinópolis; além da Licenciatura em Música, ofertada no município de Ponta de Pedras. O(A) candidato(a), obrigatoriamente, deverá realizar a prova de conhecimentos no município onde seu curso está sendo ofertado.

Todas as informações sobre o PSE Forma Pará 2022-2 estão no siteceps.ufpa.br. Candidatos(as) poderão solicitar isenção de taxa durante o período de inscrição, de 8 a 16 de novembro, bem como solicitar a concorrência por grupo de cotas no ato de inscrição.  Também está assegurada a reserva de vagas para Pessoas com Deficiência (PcD). 

Calendário - O resultado preliminar da isenção concedida será divulgado a partir do dia 18 de novembro, com prazo para recurso. A lista final de isentos(as) deve sair até 22 de novembro. Quem não solicitar ou não for contemplado com a isenção deverá pagar a taxa do certame no valor de R$80,00 até o dia 24 de novembro. A impressão do cartão de inscrição poderá ser feita a partir de 30 de novembro. A prova de conhecimentos com questões objetivas e redação está marcada para 5 de dezembro. Os cursos têm ingresso previsto para o ano de 2022.

Serviço:

Processo Seletivo Especial 2022-2 (PSE Forma Pará 2022-2

Inscrições e solicitação de isenção de taxa: das 14h do dia 8 às 23h59 do dia 16 de novembro de 2021.

Resultado final da concessão de isenção: 22 de novembro, a partir das 19h

Pagamento da taxa: até 24 de novembro

Homologação final das inscrições aceitas: 29 de novembro

Liberação do cartão de inscrição: 30 de novembro

Realização da prova: 5 de dezembro

Para mais informações, acesse o edital aqui.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página