Página inicial > Ultimas Notícias > Estudantes da UFPA realizam prova do Enade neste domingo, 14

Estudantes da UFPA realizam prova do Enade neste domingo, 14

• Publicado: Segunda, 08 de Novembro de 2021, 14h32

Enade 2021

Estudantes de 65 cursos da Universidade Federal do Pará deverão participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes em 2021 (Enade 2021) neste domingo, 14 de novembro de 2021. O exame visa avaliar os discentes do ensino superior no que se refere à aprendizagem dos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), ao desenvolvimento de competências e habilidades e ao conhecimento geral sobre a realidade social, econômica, política e cultural brasileira. A prova será presencial.

Os coordenadores deverão preencher o Questionário da Coordenação no período de 16 a 26 de novembro de 2021. Já os estudantes concluintes precisarão fazer seu cadastro no sistema Enade, que está aberto de 19 de julho a 13 de novembro. O Questionário do Estudante estará disponível no sistema para o preenchimento dos concluintes, do dia 30 de agosto até o dia 13 de novembro de 2021. O questionário on-line é de fundamental importância para a avaliação do curso, pois coleta informações que permitem caracterizar o perfil da coordenação acadêmica e o contexto dos processos formativos realizados no âmbito do curso.

Participação consciente - O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), cujos resultados são utilizados para a composição do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que entra no cálculo do Índice Geral de Cursos (IGC), importantes indicadores de avaliação das universidades. Os dados do Enade têm sido estratégicos para o diagnóstico do ensino superior brasileiro e subsidiam a gestão acadêmica das universidades como fonte de dados da avaliação dos cursos de graduação.

Desta forma, a participação consciente e comprometida dos estudantes contribui para a elevação da nota do curso e da Instituição, o que pode valorizar o diploma e, consequentemente, ampliar a empregabilidade no mercado de trabalho.  Além disso, o Enade também é um componente curricular obrigatório, que constará no histórico escolar dos discentes.

Na edição de 2021, devem participar estudantes ingressantes e concluintes dos cursos das áreas do Ciclo Avaliativo II existentes na  UFPA, ou seja, das Licenciaturas em Artes Visuais, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras - Inglês, Letras - Português, Letras – Português e Espanhol, Letras – Português e Inglês, Matemática, Música, Pedagogia e Química; e dos Bacharelados em Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Design, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Química e Sistemas de Informação. Cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) ofertados pelo Plano Nacional de Formação de Professores - Parfor também deverão participar deste exame.

Estudantes habilitados -  Na UFPA, estão habilitados a realizar a prova os estudantes ingressantes que tenham iniciado seu curso em 2021, regularmente matriculados, e que tenham cumprido até 25% da carga horária mínima do currículo do seu curso até 29 de agosto de 2021, ou seja, calouros que estão devidamente matriculados e cursando o primeiro semestre do seu curso.

Além desses, também deverão ser inscritos os estudantes concluintes que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e não tenham colado grau até 29 de agosto de 2021, e ainda os estudantes com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2022.

Composição do Exame - O Enade é composto por quatro instrumentos básicos: Questionário do Estudante, Prova, Questionário de Percepção de Prova e Questionário do Coordenador de Curso. O Questionário do Estudante (QE) é aplicado em formato on-line apenas para os estudantes concluintes. O questionário contém 68 questões, envolvendo campos sobre o perfil socioeconômico do estudante e perguntas sobre a percepção dos discentes acerca da sua formação no que se refere à organização didático-pedagógica do curso, à infraestrutura física disponibilizada e às oportunidades de ampliação da sua formação acadêmico-profissional. O não preenchimento já caracteriza situação irregular no exame.

Outro instrumento que compõe o Enade é a prova presencial, obrigatória para os estudantes habilitados que são concluintes. A prova é composta por 25% de questões de formação geral (duas questões discursivas e oito objetivas) e por 75% de questões do componente específico do curso (três questões discursivas e 27 objetivas).

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Data: 14 de novembro de 2021

Horário: 13h (horário de Brasília), abertura dos portões às 12h.

Informações e orientações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA