Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA retorna com a realização da Feira de Agricultura Familiar

UFPA retorna com a realização da Feira de Agricultura Familiar

• Publicado: Segunda, 08 de Novembro de 2021, 17h54

18.10.2017 Feira da Agricultura Familiar Foto Alexandre de Moraes 22

Após mais de um ano desde a suspensão das atividades presenciais em razão da pandemia de Covid-19, a Universidade Federal do Pará retorna com a realização da Feira de Agricultura Familiar. A ação organizada pelo Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e dos Institutos de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), de Letras e Comunicação (ILC), de Ciências da Saúde (ICS) e de Tecnologia (ITEC), tem como objetivo valorizar o trabalho do pequeno agricultor e conectá-lo diretamente com o consumidor.

Por intermédio da feira, pequenos empreendedores da agricultura comercializam seus produtos e ganham novas oportunidades para expandir seus negócios. “Os agricultores pediam muito o retorno da feira, porque, quando suspendemos as atividades, eles já tinham uma clientela formada, já tinham conquistado muitas coisas. Então foi uma quebra para eles, pois nem todos conseguiram manter as vendas e alguns tiveram até que doar suas produções, já que não tinham para onde levá-las ”, explica Silvana Silva, da Proex.

A feira, que acontece desde 2015, voltará à atividade com 16 expositores de produtos que incluem: frutas, verduras, hortaliças, mariscos, plantas e farmacologia natural. Esta ação não somente incentiva a comercialização diretamente para os consumidores, mas também acaba tendo um papel educativo, de proporcionar alternativas para uma boa alimentação e melhoria da qualidade de vida.

“Assim como os agricultores, a comunidade também pedia a volta da feira, visto que ela traz produtos de qualidade, com preço acessível e sem agrotóxicos”, completa Silvana Silva.

Feira da Agricultura Familiar da UFPA
Data: 9 de novembro de 2021