Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA e TRE-PA firmam parceria para gestão de documentos sobre a história eleitoral do Pará

• Publicado: Terça, 09 de Novembro de 2021, 12h44

Padrão TRE

A Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Tribunal Regional Eleitoral - Pará (TRE-PA) assinaram termo de cooperação para a conservação e o estudo de documentação sobre a memória eleitoral do estado do Pará. O convênio é um primeiro passo para uma parceria que deve envolver, futuramente, outras áreas do conhecimento. O repositório arquivístico da Justiça Eleitoral do Pará permanecerá sob a guarda do Centro de Memória da Amazônia (CMA) da UFPA.

A assinatura do termo ocorreu na última quinta-feira, 4 de novembro, no Gabinete da Reitoria. Estiveram presentes o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; a presidenta do TRE-PA, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento; e os gestores do CMA-UFPA, professora Magda Ricci e professor Maurício Costa, além de outros representantes do TRE-PA.

Na ocasião, o TRE-PA repassou à gestão da Universidade a curadoria sobre o acervo documental da Justiça Eleitoral do Pará, que será armazenada e digitalizada no Centro de Memória da Amazônia, atualmente um dos principais repositórios documentais para a pesquisa historiográfica paraense.

A partir da assinatura do termo, será desenvolvido um plano de trabalho em que as duas instituições deverão dividir tarefas para a curadoria do acervo. A desembargadora Luzia Nascimento lembrou que a política documental do TRE teve início em 1945 e, por isso, tem denso e importante material para a pesquisa.

WhatsApp Image 2021 11 05 at 14.19.57 1A expectativa do CMA é criar um banco de dados e um catálogo de documentos eleitorais que fique à disposição dos pesquisadores. A professora Magda Ricci falou sobre a importância da parceria: “Ficamos muito satisfeitos em juntar a pesquisa histórica com a justiça eleitoral, área do Judiciário que mais se aproxima e traz a marca da cidadania”. “O ato de hoje nos coloca no ramo da história pública”, complementou o professor Maurício Costa.

O reitor Emmanuel Tourinho disse que a assinatura do termo com o TRE-PA é mais um passo dado pela Universidade diante das possibilidades de interação com a sociedade. “Esta cooperação nos traz a possibilidade de avançar no conhecimento da história política do Pará e cria, também, novas oportunidades para a formação de pesquisadores da história social da Amazônia. Só temos a agradecer a confiança e a colaboração do TRE-PA”, destacou.

A desembargadora Luzia Nascimento lembrou: “É por meio do voto que se dá voz à sociedade” e este é só um dos projetos que deseja dar início e desenvolver em conjunto com a Universidade. Na reunião, também foram discutidas possíveis parcerias para o desenvolvimento de games e tecnologias que possam interagir com o público de eleitores adolescentes, além da formação de professores e campanhas, por exemplo, para o combate a fake news e capacitação eleitoral para idosos.

Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA
Fotos: Alexandre Moraes