Página inicial > Ultimas Notícias > Plano Estratégico de Internacionalização da UFPA recebe avaliação do Conselho Americano de Educação

• Publicado: Terça, 09 de Novembro de 2021, 14h16

PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO

A Universidade Federal do Pará terá um Plano Estratégico de Internacionalização em vigor a partir de 2022. O plano está em fase final de avaliação por meio de uma consultoria externa realizada pelo American Council on Education (ACE), dentro de um programa denominado ACE INTERNATIONALIZATION LABORATORY. ​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Esta consultoria, que começou em 2019 na UFPA, oferece orientação especializada para que universidades possam atingir seus objetivos de internacionalização de maneira organizada. Desde então, foram constituídos comitês e subcomitês institucionais de internacionalização, realizadas diversas reuniões, presenciais e virtuais, que culminaram com a formulação de um plano estratégico para levar adiante os esforços de internacionalização.

Isso quem explica é o pró-reitor de Relações Internacionais da UFPA, Edmar Costa: “Apesar de termos inúmeras atividades de internacionalização, como convênios e acordos com instituições em quase todos os continentes, programas de mobilidade estudantil na graduação e na pós-graduação, além de parcerias não governamentais, um plano estratégico irá nos permitir visualizar e organizar esforços institucionais, em torno de temas estratégicos, indicadores e metas, que irão transformar ideias em ações, no sentido de tornarmos pleno e abrangente o processo de internacionalização na UFPA”.

Histórico - A consultoria para a criação do Plano Estratégico de Internacionalização da UFPA resulta de um acordo da Capes com o ACE Laboratory, visando impulsionar a internacionalização de universidades brasileiras.

É a primeira vez que universidades brasileiras participam desse projeto. Juntamente com a UFPA, também estão nesse processo de avaliação a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), desde 2019. O Plano Estratégico de Internacionalização será o resultado dessa iniciativa e terá a validade de cinco anos em cada uma das Instituições de Ensino Superior.

Avaliação - Na UFPA, o processo de avaliação auxiliou a criação de um diagnóstico das ações de internacionalização, coordenada por comitês e subcomitês internos, segundo as ações propostas pelo ACE. Dessa forma, foram elaborados - e aplicados através do Sistema Integrado de Gestão (SIG)- questionários de pesquisa junto à comunidade acadêmica sobre a percepção de técnicos, docentes e discentes acerca da internacionalização da Universidade.

Com base no diagnóstico preliminar obtido com a análise dos questionários, algumas propostas para o avanço do processo de internacionalização na UFPA estarão voltadas para: maior investimento na comunicação institucional e na divulgação de oportunidades de intercâmbio; fortalecimento de aprendizagem de línguas estrangeiras; fomento à mobilidade acadêmica, presença da internacionalização e multiculturalidade nos currículos; ampliação das possibilidades de formação em outros idiomas para a comunidade acadêmica etc.

A pesquisa também apontou as potencialidades da UFPA para a internacionalização, como ter sua localização e atuação na Amazônia, ter um setor de relações internacionais com status de Pró-Reitoria, além de ter investido na criação de um Centro de Internacionalização, com o objetivo de criar possibilidades de interação entre diferentes povos, linguagens e culturas.

Cenário atual – Como resultado da participação da UFPA no Laboratório de Internacionalização do ACE, foi construída uma minuta do Plano Estratégico de Internacionalização, que foi encaminhada para os consultores do ACE. As reuniões de revisão dessa minuta iniciaram no último dia 29 de outubro, com reuniões virtuais com diferentes setores da Instituição: comitê local de internacionalização, administração superior, dirigentes dos diversos campi e unidades acadêmicas, docentes pesquisadores que mantêm relações internacionais ativas, além de discentes e suas várias representações.

A reunião final será realizada após esses diversos encontros, ainda neste mês de novembro,  com a participação dos consultores do ACE, os professores Robert McKenna Brown (Virginia Commonwealth University) e Susan Carvalho (University of Alabama), além de consultores convidados, os professores Paulo Zagalo-Melo (Western Michigan University) e Nicolas Maillard (Professor Associado – Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Expectativa - Após o término de todo esse processo de avaliação e o recebimento pela Universidade do feedback por parte do Conselho Americano de Educação, o Plano de Internacionalização da UFPA deverá ser discutido e aprovado pelo Conselho Universitário de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

“Assim, a política de internacionalização da Universidade será colocada em prática de forma plena e abrangente, envolvendo a totalidade da comunidade acadêmica. O que queremos é uma internacionalização que possa ser vista na pesquisa, na pós-graduação, mas também no ensino de graduação, na extensão e na interculturalidade, no dia a dia da nossa instituição”, afirma o pró-reitor Edmar Costa.

Para saber mais sobre as ações de internacionalização da UFPA, acesse aqui

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Assessoria de Comunicação da UFPA