Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário vai debater os desafios para a construção do conhecimento sobre História da África e relações de gênero

• Publicado: Quarta, 10 de Novembro de 2021, 13h59

Evento diaspora

A Faculdade de História da Universidade Federal do Pará (Fahist-UFPA) do Campus Bragança, por meio do Grupo de Pesquisa História em Campo (GHISCAM), vai promover o I Seminário Gênero, África e Diáspora: Intersecções e Subjetividades em História e Educação e a I Semana Nacional da Consciência Negra. O evento pretende integrar importantes temáticas contemporâneas, aplicadas no campo da História e da Educação. As inscrições estão abertas para o público geral, ativistas, acadêmicos, professores e entre outros setores. O seminário ocorrerá nos dias 18, 19 e 20 de novembro, com transmissão pelo Canal História em campo, no YouTube, e pelo Google Meet.

A programação vai abrir espaço para a abordagem de temas que envolvem os avanços sociais, históricos e educacionais do feminismo, das relações de gênero e das ações de combate ao racismo. Por conta disso, entrarão em discussão assuntos sobre a violência sexual, a diversidade de expressões de gênero, o uso do corpo e a cultura e a identidade das populações negras.

“No contexto atual, a importância da realização do seminário consiste na promoção de reflexões críticas sobre os desafios para a construção de um conhecimento, escolar e universitário, comprometido com uma educação sem preconceitos de gênero ou de raça. Esse conhecimento deve evidenciar a necessidade de valorização da diversidade e aprofundar o entendimento histórico-cultural sobre Gênero, História da África e da Diáspora Africana na Universidade e outros espaços educacionais”, comenta o coordenador do GHISCAM, Augusto Leal.

Programação - A organização do seminário será dividida em mesa de abertura, mesas-redondas, simpósios temáticos e oficinas. A mesa de abertura será composta por representantes do GHISCAM, da Fahist, do Campus de Bragança, do Movimento Estudantil e da comunidade. A conferência de abertura contará com a participação do professor Washington Nascimento, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ), como palestrante. Já as mesas temáticas vão debater os seguintes tópicos: Culturas Sonoras, Diáspora Africana e Educação; Educação e Relações Étnico-Raciais; Gênero, Relações Étnico-Raciais e Estudos Africanos; Diálogo Afro-Religioso e Percepção do Ambiente nas Encruzilhadas do Saber. A conferência de encerramento será proferida pela professora Mundicarmo Ferretti, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Da mesma forma, os simpósios temáticos vão pautar assuntos semelhantes, mas com palestrantes e estruturas diferentes: Estudos Africanos e Diaspóricos: Experiências, Pesquisas e Práticas Educativas; Educação e Relações Étnico-Raciais; Gênero, Relações Étnico-Raciais e Estudos Africanos; Religiosidade e Cultura Afro-Brasileira. Por fim, serão ofertadas oficinas sobre o brinquedo do Bumba meu Boi do Maranhão; Capoeira Angola e Acervos Digitais.

Os links para participação das reuniões, realizadas através do Google Meet, serão enviados para os e-mails pessoais de cada inscrito. Confira aqui a programação completa

Grupo de Pesquisa História em Campo - O grupo de pesquisa desenvolve atividades voltadas para três objetos de estudo principais: estudos étnico-raciais, relações de gênero e História da África. “No momento, devido à pandemia, o grupo não está realizando encontros presenciais, mas continua mantendo formações para promover o diálogo sobre suas produções. Os meios utilizados são os mecanismos virtuais. Por isso estamos expandindo essa discussão com a comunidade universitária dentro e fora do Pará, pelo canal no YouTube”, considera o coordenador Augusto Leal.

Data: 18 a 20 de novembro de 2021

Plataformas: YouTube e Google Meet

Inscrições na página do evento.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA