Página inicial > Ultimas Notícias > Simpósio reúne pesquisadores em debate sobre o uso da Ciência e dos saberes etnobotânicos para o desenvolvimento social

• Publicado: Quinta, 18 de Novembro de 2021, 14h56

SIMPÓSIO ETNOBOTÂNICA

O Campus Altamira da Universidade Federal do Pará (UFPA), em conjunto com a Sociedade Botânica do Brasil (SBB) e a Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE), vai realizar o Simpósio Amazônico de Etnobotânica "Ciências e Saberes Etnobotânicos para o Desenvolvimento Regional". A iniciativa pretende reunir pesquisadores e representantes de populações tradicionais em um espaço, para troca de experiências sobre o uso da flora amazônica. As inscrições para a participação no simpósio vão até o dia 1º de dezembro, e a submissão de resumos encerra no dia 20 de novembro. O evento ocorrerá de 1º a 3 de dezembro de 2021, com transmissão pela Plataforma Even3.

A ideia para realizar o simpósio surgiu de uma proposta dos etnobotânicos da região amazônicacom o apoio das instituições de ensino e pesquisa da região, como a Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em parceria com a SBB e a SBEE.

“Dentro dessa temática, é importante debater com a comunidade acadêmica e com representantes de populações tradicionais, indígenas da Amazônia brasileira e de outras regiões que atuam em estudos sobre a interação entre pessoas e plantas. A iniciativa é um esforço em dinamizar a troca de experiências neste campo de pesquisa, preocupando-se com os desafios para o desenvolvimento da região”, considera o grupo que está coordenando o evento.

O simpósio, ainda, deve contar com a submissão de resumos que, necessariamente, precisam conter o autor inscrito, em que este terá direito a até duas submissões. Cada resumo pode incluir um autor e até cinco coautores. Para conferir todo o regulamento, acesse aqui.

Programação - O evento vai oferecer palestras, minicursos, mesas-redondas e rodas de conversa para todos aqueles que tenham interesse pela abordagem do tema. Estarão presentes à programação representantes de universidades, tanto da Amazônia quanto de outras regiões do Brasil, assim como representantes de institutos de pesquisa, tais quais o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) e o Museu Emílio Goeldi.

Os minicursos serão oferecidos gratuitamente, com vagas ilimitadas e distribuídas em 10 temáticas relacionadas à Etnobotânica: Os trâmites éticos de pesquisas que envolvem seres humanos; Pesquisa com ética: como submeter um projeto de pesquisa na Plataforma Brasil; Cultivo de plantas alimentícias não convencionais na Amazônia; Manejo de produtos florestais não madeireiros; Introdução à Etnobotânica Histórica; Análise de viabilidade econômica de bionegócios; Transição agroecológica e coprodução de serviços ecossistêmicos na Amazônia; Manejo da adubação do açaizeiro; Manejo de quintais agroflorestais e Contribuições da anatomia vegetal para a etnobotânica.

Serviços:

Simpósio Amazônico de Etnobotânica

Data: a 3 de dezembro de 2021

Inscrição: até o dia 1º de dezembro, aqui.

Submissão de trabalhos: Acesse aqui.

Programação completa no site.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA