Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA e Universidade de Dschang, de Camarões, assinam termo de cooperação internacional

• Publicado: Sexta, 19 de Novembro de 2021, 13h50

Padrão ComitivaCamarões

Uma comitiva da Universidade de Dschang, da República dos Camarões, esteve em visita à Universidade Federal do Pará (UFPA) nos dias 11 e 12 de novembro. A visita ocorreu em função de um convite feito pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) à universidade camaronesa. Na oportunidade, os representantes da instituição conheceram laboratórios, pesquisas realizadas no Campus, o Centro de Internacionalização da UFPA, além de firmarem um acordo para a cooperação internacional entre as duas universidades.

O reitor da Universidade de Dschang, Roger Tsafack; o professor decano da Faculdade de Ciências da Universidade de Dschang Emmanuel Ngameni; o professor decano da Faculdade de Medicina e de Ciências Farmacêuticas da Universidad de Dschang Simon Pierre Chouken e o primeiro conselheiro da Embaixada de Camarões no Brasil, Paulin Martial Tchenzette, foram recebidos pelo reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, pelo vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva, pelo pró-reitor de Relações Internacionais, Edmar Costa; e pela diretora de Acordos Internacionais e Assuntos Estratégicos da Prointer, Maria Amélia da Silva Enriquez.

Padrão ComitivaCamarões 2No primeiro dia da programação, a comitiva participou de palestras no auditório do Centro de Internacionalização da UFPA, em que foram apresentadas pesquisas realizadas pela UFPA nas áreas de saúde, mais especificamente Medicina e Ciências Farmacêuticas. Entre os professores que realizaram apresentações, estiveram o professor Silvestre Savino, diretor da Faculdade de Medicina da UFPA, e as professoras Maria Fani Dolabela e Roseane Maria Ribeiro Costa, ambas da área de Inovação Farmacêutica. No segundo dia, os visitantes conheceram o Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), o Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, o Laboratório de Nanotecnologia e a Casa Brasil-África. Para a assinatura formal do acordo, foram recepcionados no Gabinete da Reitoria.

De acordo com o pró-reitor Edmar Costa, o acordo resultou de uma procura ativa da Prointer com as embaixadas de países africanos, sobre interesses de relações internacionais. A expectativa é de que este seja apenas o início de uma longa parceria: “Um acordo amplo que permitirá que, no futuro, recebamos pesquisadores dessa universidade e enviemos pesquisadores para lá, além de alunos", afirmou.

A diretora de Acordos Internacionais, Maria Amélia Enríquez, disse que há muitas similaridades entre as duas instituições e, por isso, possibilidades de complementar ações das duas universidades, além de ampliar, de forma conjunta, seus programas de intercâmbio e a troca de conhecimentos e aprofundar a cooperação Brasil-África por meio dessas trocas de ensino e pesquisa. Para ela, o fato de Camarões ter respondido ao convite mostra que a UFPA é atrativa. "Isso é muito importante porque cada parceria internacional nos faz integrar uma rede que nos possibilita muito mais recursos e pesquisas de impacto".

Padrão ComitivaCamarões 3O reitor da Universidade de Dschang, Roger Tsafack, afirmou poder trabalhar para facilitar a aproximação internacional não somente entre as duas instituições como também entre o Brasil e Camarões. "Há semelhanças entre as universidades por possuírem muitas faculdades e muitos campi. Esperamos que, com a experiência da Universidade Federal do Pará, possamos também reforçar nossa atuação na mobilidade universitária". Ao conhecer as pesquisas desenvolvidas na UFPA, o reitor da instituição de Camarões manifestou interesse nos estudos sobre malária, problema de saúde que persiste no país africano.

A Universidade de Dschang está localizada na cidade de Dschang, oeste de Camarões, cerca de 425 quilômetros a noroeste de Yaoundé. Possui cerca de 30 mil estudantes, 800 professores e 700 funcionários. Tem faculdades de Agronomia, Letras, Tecnologia, Farmácia, Ciências e Medicina.

Padrão ComitivaCamarões 1O esforço para a cooperação internacional é uma constante na UFPA. O reitor Emmanuel Zagury Tourinho destacou que a Instituição já tem um histórico importante de acordos com universidades africanas e que o estreitamento de relações com Camarões amplia ainda mais o horizonte nas trocas culturais com o continente. "Essa é uma visita muito valiosa para nós e, além de assinar o termo de compromisso, já alinhavamos ações específicas de cooperação", comemorou. O vice-reitor Gilmar Silva também esteve presente e vê a parceria que agora se estabelece com grande expectativa: "Com certeza, vai nos permitir um diálogo importante tanto no campo científico como no cultural".

A recepção à comitiva contou ainda com a presença do coordenador da Associação de Alunos Estrangeiros da UFPA, Israel Housson, que é africano, de Benin; e do aluno intercambista oriundo de Camarões, concluinte de Medicina, Hilary Acha Mbakwa, para quem a possibilidade de formar-se no Brasil é muito gratificante por proporcionar contato com a diversidade e a inclusão.

Texto e fotos: Jéssica Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA