Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Casa de Estudos Matemáticos Online abre vagas para capacitação de professores do ensino fundamental
Início do conteúdo da página

Casa de Estudos Matemáticos Online abre vagas para capacitação de professores do ensino fundamental

  • Publicado: Segunda, 22 de Novembro de 2021, 15h02

CEMonline

O Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática (GPFORMA) tornou público o processo de seleção de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais da educação básica, para a realização dos cursos de extensão do Projeto “Casa de Estudos Matemáticos Online”. Objetivando constituir, na primeira Casa de Estudos, um espaço virtual de aproximação entre docentes da educação básica e docentes da UFPA, o projeto, que conta com a inscrição de fluxo contínuo no período de 9/11 a 31/01/22, oferta diversos cursos de extensão sobre conteúdos e metodologias para o ensino da Matemática no ensino básico. Todos em modo remoto, via Plataforma Google Classroom.

Para todos os profissionais que têm interesse, o projeto busca ajudar os professores e os pedagogos da educação básica das regiões do Pará e Maranhão a aprimorar seus conhecimentos e a desenvolver novas metodologias para auxiliar no ensino da Matemática. A ação de extensão, que contará com um boletim sobre o desenvolvimento e as experiências de todos os participantes, também divulgará os currículos desses profissionais em todos os seus canais de comunicação, visando ajudar aqueles que estão fora do mercado de trabalho.

“Muitos professores trabalham, no mínimo, em dois turnos e não têm como fazer cursos de atualização ofertados presencialmente. Os cursos on-line irão possibilitar que estes professores ou mesmo os pedagogos, que têm outras ocupações, possam realizar os cursos em qualquer dia e horário que puderem. Isso vai contemplar muito mais professores e pedagogos que têm interesse em se atualizar. Além disso, tivemos a pandemia, quando os professores foram pegos de surpresa pelo ensino remoto, sendo obrigados a aprender a usar as tecnologias. Muitos professores conseguiram se adaptar e passaram a ensinar remotamente usando a internet e as plataformas educacionais, agora eles têm a oportunidade de aprender por meio dessas mesmas tecnologias”, pontua a professora e coordenadora do projeto, Iza Helena. 

Além de ofertar cursos e oficinas on-line, o projeto terá oficinas práticas de produção de recursos didáticos e um “jardim de ideias” para os participantes trocarem dicas de como tornarem as aulas de Matemática mais lúdicas. Na Casa de Estudos Matemáticos Online, os professores e os pedagogos terão autonomia para escolher os cursos e as oficinas que mais se identificarem, visto que cada professor tem seus próprios interesses e necessidades.

“Nossa intenção é alcançar professores de todas as regiões do Pará e Maranhão. Vai ser incrível conhecer estes professores, suas expectativas e suas experiências de sala de aula e ainda poder contribuir com a formação matemática deles”, completa Iza Helena.

Como participar do projeto - Para participar da Casa de Estudos Matemáticos Online, os profissionais devem realizar as inscrições até o dia 31 de janeiro de 2022, por meio do formulário disponibilizado no Google. Os cursos ofertados serão realizados na modalidade remota, com aulas síncronas e assíncronas na Plataforma Google Classroom. Cada curso ofertado terá a carga horária de 5 a 20 horas, sendo necessário contabilizar de 60h a 150 h para obter a certificação emitida pela Proex. Os cursos são gratuitos e estarão disponíveis de 12 de dezembro a 12 de fevereiro de 2022, com 250 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição. 

Saiba mais no site da Casa de Estudos Matemáticos Online.

Serviço:

Processo seletivo para Casa de Estudos Matemáticos Online

Inscrições: até 31/1/2022, aqui

Período de realização do curso: 12/11 a 12/2/2022.

Para mais informações sobre o projeto: https://casaestudosmat.ufpa.br/

Texto: Yris Soares - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página