Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA, com o PROTEGEER/GIZ e o MDR, realiza treinamento técnico para a gestão sustentável de resíduos sólidos no Pará

• Publicado: Quinta, 25 de Novembro de 2021, 15h26

Resíduos Sólidos

A Universidade Federal do Pará (UFPA) está integrando uma Rede de Pesquisa em Resíduos Sólidos, com o Programa ProteGEEr/GIZ - Rede Virtual Brasil-Alemanha, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) do Governo Federal, por meio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (PPGESA). Como resultado dessa parceria, a qual contou com o papel estratégico da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) para ser efetivada, a UFPA vai realizar um treinamento técnico, em Belém, para prefeituras e órgãos do estado do Pará, de modo a melhorar a capacitação em Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). Esse treinamento é totalmente gratuito e vai ocorrer nos dias 29 e 30 de novembro, sendo resultado da parceria compartilhada entre a UFPA e os técnicos do Programa PROTEGEER/GIZ e do MDR.

A coordenação do Programa ProteGEEr Rede Virtual Brasil-Alemanha no Estado do Pará está sendo realizada pelo professor Neyson Martins Mendonça, atual vice-coordenador do PPGESA, vinculado ao Instituto de Tecnologia (ITEC/UFPA). Segundo o professor, o objetivo do treinamento é melhorar a capacitação técnica dos engenheiros das prefeituras e dos órgãos do Governo do Estado do Pará sobre o tema. A expectativa é envolver, nessa ocasião, aspectos de cobrança e da adoção da melhor rota tecnológica de tratamento de RSU, além da adoção de um modelo de gestão dos resíduos que garanta a preservação dos recursos naturais, bem como reduza o uso da energia e as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

“O treinamento terá aplicação prática de duas ferramentas: Rotas Tecnológicas e Custos e Ferramenta de Cálculo da Cobrança (taxa ou tarifa), para se aperfeiçoar à gestão de resíduos, e, desse modo, garantir a implementação das possíveis rotas tecnológicas, que precisarão estar amparadas em um sistema de logística apropriado, visando à inclusão social e, sobretudo, à sustentabilidade econômico-financeira e ambiental em todo o território paraense”, destaca Neyson Mendonça.

De acordo com o coordenador, o evento visa adequar o conhecimento para suprir uma lacuna existente na área de gestão de resíduos sólidos no estado, com a capacitação profissional de engenheiros locados nas universidades e nos órgãos do governo nos municípios paraenses. “Assim, traremos novos conceitos para a gestão desses resíduos e novas perspectivas para a logística financeira e manejo destes, para que possa ocorrer em consonância com a realidade socioambiental desses municípios”. Com a parceria, a Universidade dá um passo importante para garantir uma melhor disponibilidade da gestão de recursos sólidos no estado.

Programação – A programação do treinamento está dividida em dois momentos, um on-line e um presencial. Entre os temas a serem abordados no encontro on-line, agendado para o dia 29, estão diagnósticos e tendências para a gestão sustentável de RSUs, ferramentas para o gerenciamento de RSUs, o encerramento de “lixões” como gatilho para a gestão sustentável e o desenvolvimento de rotas tecnológicas. Já o encontro presencial, no dia 30, discutirá os mesmos temas, mas com enfoque na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. As oficinas ocorrerão no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT-Guamá).

Como funciona o projeto? - O ProteGEEr apresenta as riquezas e as potencialidades do manejo dos resíduos, com o intuito de conter os impactos ambientais e sociais e fomentar práticas de preservação dos recursos naturais e proteção climática. Para isso, atua em quatro campos: 1) proteção do clima, por meio do qual realiza a identificação de potenciais de redução de emissão de GEE no setor de resíduos sólidos urbanos e sua integração em diretrizes governamentais, além da implementação de medidas locais; 2) desenvolvimento de capacidades, que visa ao treinamento de servidores públicos, bem como de colaboradores do setor privado, em gestão integrada de resíduos, além do desenvolvimento de ferramentas de apoio à tomada de decisão para os municípios; 3) ensino e pesquisa, cujo desenvolvimento de conteúdos de gestão de resíduos com alto impacto na redução de GEE em currículos universitários e projetos de pesquisa é aplicado em interação com o mercado e 4) plataformização virtual, voltada ao estabelecimento de uma rede virtual Brasil-Alemanha para disseminar conhecimento ao setor, fortalecendo o diálogo entre os atores e a troca de experiências internacionais.

Além da UFPA, participam da Rede Virtual Brasil-Alemanha, por meio do ProteGEEr, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Nacional de Brasília (UNB), a Universidade Estadual de Londrina (UEL), a Universidade Estadual de Pernambuco (UPE), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a PUC Rio.

Para saber mais, acesse o site http://www.protegeer.gov.br/

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Pixabay