Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Hospital Bettina Ferro de Souza participa de ação do Mutirão do Diabetes neste sábado, 27
Início do conteúdo da página

Hospital Bettina Ferro de Souza participa de ação do Mutirão do Diabetes neste sábado, 27

  • Publicado: Quinta, 25 de Novembro de 2021, 15h28

caparetinopatia

No último dia 14 de novembro, foi comemorado o Dia Mundial do Diabetes e, em alusão à data, o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) participa, neste sábado, 27, de uma ação promovida pelo Fórum Paraense do Mutirão do Diabetes. O objetivo é atender a 300 pessoas com diabetes, cadastradas no Programa Hiperdia das Unidades de Saúde do Guamá e da Terra Firme, que apresentam necessidade de investigação de retinopatia diabética, uma das principais causas de cegueira irreversível em adultos.  

A equipe do Hospital Bettina, referência no atendimento de média e alta complexidade em oftalmologia, vai realizar exames de fundo de olho para a avaliação de retina, e, conforme a indicação, os pacientes serão encaminhados para o tratamento adequado, seguindo o fluxo do Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes que serão atendidos pelo mutirão fazem parte do Programa de Assistência à Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), do Ministério da Saúde, e realizam acompanhamento nas unidades de saúde em que estão cadastrados. O Mutirão do Diabetes também atenderá a esses pacientes nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Vascular, Endocrinologia e Nutrição.

A retinopatia diabética é uma doença que vai evoluindo conforme o passar dos anos e está relacionada com o descontrole da glicemia, o que afeta os pequenos vasos da retina e dificulta a visão do paciente. Por se tratar de uma doença silenciosa, pacientes que possuem diabetes devem realizar, ao menos uma vez por ano, o exame de fundo de olho para investigar anormalidades na retina e, se for o caso, diagnosticar e tratar a doença.   

Números – Dados da International Diabetes Federation (IDF) apontam que, em 2021, 537 milhões de adultos de 20 a 79 anos convivem com a enfermidade, e a previsão é que, em 2030, esse número salte para 643 milhões; em 2045, para 745 milhões de diabéticos. Ainda segundo a IDF, no Brasil, 46% da população com diabetes só é diagnosticada quando a doença já apresenta alguma condição irreversível. O Fórum Paraense do Mutirão de Diabetes afirma que os números alarmantes ressaltam a necessidade do diagnóstico precoce para evitar graves complicações, como a retinopatia diabética, a amputação de membros e a insuficiência renal, por isso a importância da prevenção.  

Sobre a Rede Ebserh - O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Vinculadas a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Dessa forma, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde da região em que as unidades estão inseridas. 

Texto e foto: Assessoria Complexo Hospitalar/Ebserh

registrado em:
Fim do conteúdo da página