Página inicial > Ultimas Notícias > Curso Avaliação Institucional com Foco nos Cursos de Graduação recebe inscrições

• Publicado: Quinta, 25 de Novembro de 2021, 15h30

Avaliação UFPA

Estão abertas as inscrições para o curso Avaliação Institucional com Foco nos Cursos de Graduação. A capacitação, que vai ocorrer de 6 a 10 de dezembro, é voltada principalmente para CPGAS, secretários acadêmicos, pedagogos, além de técnicos em assuntos educacionais. O objetivo é capacitar os servidores acerca de informações sobre processos avaliativos desenvolvidos na educação superior.

O curso será realizado no formato a distância, com transmissão por meio da Plataforma Google Meet, e os facilitadores serão Aluízio Marinho Barros Filho, coordenador de Autoavaliação, e Maria Lúcia Harada, diretora de Avaliação Institucional, ambos da Proplan. No decorrer da capacitação, os participantes poderão tirar suas dúvidas e fazer perguntas por meio de chat disponibilizado na plataforma.

Ao final do curso, os servidores serão capazes de inter-relacionar a legislação vigente com as etapas de um processo de avaliação de IES, para fins de recredenciamento, de avaliação de cursos (reconhecimento e/ou renovação de reconhecimento) e de avaliação de alunos (Enade); promover a adequação às normas e aos procedimentos, tendo como base a legislação atual, incluída a Portaria 40/2007 consolidada; discutir os índices utilizados atualmente pelo MEC: IGC, CPC; entender os procedimentos do Enade e suas implicações; discutir os instrumentos de avaliação que serão utilizados para avaliação de curso; utilizar os critérios de avaliação de cursos do MEC como ferramenta para a reorganização das rotinas administrativas e acadêmicas e como preparação para o recebimento de comissões de avaliação do INEP (avaliação in loco), entre outras.

Inscrições - O curso possui carga horária de 20h, e os interessados devem realizar sua inscrição pelo Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), até o dia  de dezembro. Basta fazer o login na plataforma, clicar no ícone "Capacitação", escolher a opção "turmas", consultar "turmas abertas" e selecionar o curso. Estão sendo disponibilizadas 100 vagas. Assim, caso o número de inscritos ultrapasse essa cota, para a seleção serão considerados os critérios estabelecidos pelo Capacit.

Curso Avaliação Institucional com Foco nos Cursos de Graduação

Data: 6 a 10 de dezembro

Período de inscrição: até dia de dezembro, pelo SIGRH

Plataforma: Google Meet