Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > PPGCA realiza ciclo de palestras sobre as mudanças climáticas na Amazônia e no mundo
Início do conteúdo da página

PPGCA realiza ciclo de palestras sobre as mudanças climáticas na Amazônia e no mundo

  • Publicado: Sexta, 26 de Novembro de 2021, 09h00

Mudanças Climáticas

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Pará (PPGCA-UFPA) está realizando um ciclo de palestras com o foco nas mudanças climáticas que estão ocorrendo no mundo e, principalmente, na Amazônia. A palestra deste mês vai abordar “A Amazônia como fonte de carbono devido ao desmatamento e às mudanças climáticas”, que será ministrada pela doutora Luciana Gatti, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A transmissão será feita pelo YouTube, no dia 30 de novembro de 2021, com início às 15h.  

O ciclo de palestras foi elaborado para acompanhar os últimos debates sobre as mudanças climáticas realizados pelo mundo, este ano, em eventos como a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 26) e a Convenção Internacional de Proteção de Plantas (IPPC). A iniciativa também busca compartilhar as análises produzidas pela pesquisa  “Interação Clima, Sociedade e Ambiente” do PPGCA, que desenvolve estudos sobre a interação entre o clima e os ambientes natural, urbano e rural da Amazônia. 

A participação no evento não requer inscrições prévias. Para participar, basta que os interessados acompanhem os debates pelo canal do PPGCA no YouTube

PPGCA - Fundado em 2005 e coordenado, atualmente, pelos professores Steel Vasconcelos e Julia Cohen, o PPGCA possibilita aos alunos do Mestrado e do Doutorado um espaço para o desenvolvimento de estudos sobre o "Clima e Dinâmica Socioambiental na Amazônia", divididos em duas linhas de pesquisa: Interação Clima, Sociedade e Ambiente e Ecossistemas Amazônicos e Dinâmicas Socioambientais. O intuito do programa é analisar os problemas ambientais da Amazônia, como as mudanças no funcionamento do bioma e os efeitos dessas transformações, com destaque para o uso da terra e do clima.

O PPGCA se destaca como referência no processo de formação acadêmica, em virtude do seu pioneirismo como curso de Pós-Graduação em Ciências Ambientais na Região Amazônica e da sua interdisciplinaridade e interinstitucionalidade com duas renomadas instituições científicas, reconhecidas dentro e fora do país, tanto por sua produção científica quanto por sua atuação na Amazônia: o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Amazônia Oriental).

Serviço:

Ciclo de Palestras: “A Amazônia como fonte de carbono devido ao desmatamento e às mudanças climáticas”

Data: 30 de novembro de 2021

Horário: 15h

Transmissão: YouTube

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página