Página inicial > Ultimas Notícias > Biblioteca Central vai inaugurar novo Espaço Braille

Biblioteca Central vai inaugurar novo Espaço Braille

• Publicado: Terça, 30 de Novembro de 2021, 13h25

Novo Espaço Braille Portal

A Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (BC-UFPA) vai realizar uma programação especial para a inauguração do novo Espaço Braille. O Espaço Braille é destinado aos discentes, docentes e técnicos com deficiência visual,  da Universidade, e a pesquisadores e pessoas que atuam em estudos sobre o método Braille. As atividades que celebrarão a inauguração vão ocorrer entre os dias 1° e 3 de dezembro de 2021, presencialmente, no Espaço Amazônia, dentro da Biblioteca Central.

O atual Espaço Braille totaliza 98,50m² destinados à construção de três cabines amplas e equipadas para o estudo dos discentes com deficiência visual, uma sala para realização de serviços técnico-administrativos e para o armazenamento de livros, periódicos em Braille e audiobooks, e uma sala acústica para o serviço de execução das impressoras em Braille.

O lugar oferece serviços como: pesquisas bibliográficas em sites, sistemas, plataformas e mídias digitais não acessíveis a pessoas com deficiência visual (PcDV); formatação e digitação de textos e trabalhos acadêmicos; download de documentos; impressão e formatação de documentos em fonte ampliada e em braille; acesso ao e-mail pessoal e institucional; leitura de textos impressos ou digitais; revisão ortográfica e correção textual; orientação na utilização das tecnologias assistivas e normas acadêmicas; descrição de figuras e imagens inseridas no texto, bem como de objetos, tabelas, quadros e gráficos; digitalização de livros impressos no formato PDF/A (acessível); conversão de documento no formato PDF/A ou imagem para outro formato acessível ao PcDV e correção textual.

“O papel social da BC está voltado ao fornecimento de suporte informacional para a produção do conhecimento com a finalidade de contribuir para uma educação de qualidade à sociedade, sem exceção. Sendo assim, a Biblioteca Central, por meio do Espaço Braille, dedica uma especial atenção às pessoas com deficiência visual, tornando acessíveis serviços e produtos de informação, a fim de minimizar os obstáculos enfrentados no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão dos discentes, docentes, técnicos administrativos da UFPA e também do público externo”, declara a diretora da Biblioteca Central, Célia Ribeiro.

Programação - Em homenagem à inauguração do novo Espaço Braille, a BC vai oferecer uma série de atividades - Exposições de livros e materiais em Braille, palestra sobre DOSVOX e NVDA (leitores de tela que capturam informações apresentadas em forma de texto e transformam-nas em resposta falada utilizando um sintetizador de voz), uma mesa-redonda sobre “Acessibilidade comunicacional e informacional” e uma oficina de “Noções de formatação de Trabalhos Acadêmicos” - ao longo dos dias 1° e 3 de dezembro.

Podem participar da programação apenas discentes com deficiência visual, que devem realizar inscrição presencial na mesa de apoio ao Serviço de Referência da Biblioteca Central, que estará disponível durante os três dias. Serão ofertadas nove vagas, distribuídas em três turmas, com duração de uma hora cada turma, no horário das 9h às 12h.

Esta programação vai auxiliar na orientação dos discentes com deficiência visual sobre as normas acadêmicas para formatação de trabalhos científicos, no intuito de dar autonomia para realizar a formatação básica conforme recomendação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Esta é a primeira vez que o Espaço Braille oferece atividades que abordem essa temática”, afirma Célia Ribeiro.

Funcionamento no Bandeiramento Verde - As atividades da BC estão sendo realizadas, integralmente, na modalidade presencial, em concordância com a divulgação do boletim do Grupo de Trabalho do Coronavírus, divulgado no dia 18 de outubro de 2021, no horário das 8h às 20h. O funcionamento da Biblioteca Central respeita todos os protocolos de biossegurança da bandeira verde, como uso obrigatório de máscara, álcool em gel e distanciamento social para evitar aglomerações.  Os balcões de atendimento ao público também contam com a proteção de barreira de acrílico.

Durante este bandeiramento, os atendimentos no Espaço Braille são feitos por ordem de chegada, com agendamento presencial ou remoto, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo./telefone 32017344 e pelo WhatsApp 32017352. O horário de funcionamento do Espaço Braille é das 8h às 20h, de segunda a sexta.

Serviços:

Inauguração do novo Espaço Braille: Atividades ofertadas em comemoração

Data: 1° e 3 de dezembro de 2021

Local: Espaço Amazônia, dentro da Biblioteca Central

Inscrições: Presencialmente no local

Para saber sobre os demais serviços e espaços oferecidos na Biblioteca Central, acesse aqui.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Arquivo Ascom/UFPA