Página inicial > Ultimas Notícias > Alunos do Curso de Turismo promovem debate sobre o fomento do turismo na Ilha de Mosqueiro

• Publicado: Terça, 30 de Novembro de 2021, 16h58

Seminário Mosqueiro

Os discentes do curso de Bacharelado em Turismo (Programa Forma Pará) do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará (UFPA), do Polo da Ilha de Mosqueiro, vão promover o seminário acadêmico com o tema “O fomento legal do mercado turístico na Ilha de Mosqueiro e suas implicações na gestão da cadeia de suprimentos”. A iniciativa surgiu por meio das discussões e dos debates com os estudantes matriculados nas disciplinas Legislação do Turismo e Projetos Turísticos, coordenadas pelos professores Eduardo Gomes e Paulo Pinto. O evento trará como palestrantes empreendedores locais, pesquisadores e representantes do poder público, no dia 1° de dezembro de 2021, das 9h às 18h, no Centro Multicultural Solar das Artes, na praça da Vila, na Ilha de Mosqueiro.

O seminário pretende apresentar ao público como funciona a gestão para o fomento legal ao mercado turístico, de modo que interessados no tema e setores da gestão da cadeia de suprimentos (fornecedores de serviços, transportes, poder público, donos de bares, restaurantes, meios de hospedagem, organizadores de eventos e outros empreendimentos que contribuem ao setor turístico) consigam apresentar para os participantes, de maneira eficaz e orquestrada, os seus produtos e serviços que chegam com satisfação ao cliente local e, principalmente, ao turista.

Para tanto, os estudantes convidaram para o workshop palestrantes vinculados historicamente ou economicamente ao cenário turístico da ilha, tais como pessoas que movimentam o setor de eventos, que consegue fortalecer outros segmentos, como os setores gastronômico, de transporte, de hotelaria, e também qualquer outra atividade produzida para fortalecer a economia criativa turística local.

“Mosqueiro tem um potencial muito forte para o turismo, principalmente para o setor de eventos, pois este segmento consegue potencializar as outras atividades. Todavia é o segmento que ainda não é tão explorado, ocasionando um comportamento moderado da cadeia de suprimentos”, afirma o professor Eduardo Gomes, responsável pela disciplina Legislação do Turismo. “Pensando nisso, os alunos, orientados pelos professores regentes das duas disciplinas envolvidas no seminário, decidiram orientar os pequenos empreendedores locais realizando o seminário que apresenta o cenário empreendedor turístico da ilha, não apenas vinculado à utilização dos recursos naturais, mas também à apresentação de possibilidades para os principais setores geradores de renda, a exemplo de eventos, gastronomia e hospitalidade, por meio de seus negócios criativos que atraiam a demanda local (segunda residência, residentes da capital e outros munícipes), assim como a demanda de turistas nacionais e internacionais”, completa o professor.

Programação - O seminário acadêmico é direcionado para os empreendedores que compõem o setor turístico de Mosqueiro, como forma de orientá-los sobre as questões que envolvem a gestão da cadeia de suprimentos da atividade turística da ilha. Contudo salienta-se que qualquer pessoa interessada na temática pode participar. As inscrições serão realizadas no local do evento, gratuitamente, pelos próprios estudantes do Curso de Turismo Bacharelado (Factur/ICSA/UFPA) do Programa Forma Pará (Sectet/PA).

“A capacitação auxilia no fortalecimento do turismo da ilha e contribui para a gestão compartilhada da cadeia de suprimentos. Nesse sentido, é preciso entender que a qualificação é um fator de vantagem competitiva dentro do mercado, como algo que define os produtos e os serviços, ou seja, é necessário capacitar e qualificar profissionalmente esses empreendedores, por se tratar de uma questão séria e que precisa do apoio da Universidade”, considera o professor Eduardo Gomes.

Seminário Acadêmico “O fomento legal do mercado turístico na Ilha de Mosqueiro e suas implicações na gestão da cadeia de suprimentos”

Data: 1° de dezembro de 2021
Inscrições: Presencialmente no local