Página inicial > Ultimas Notícias > 48º Enarte vai homenagear seu idealizador, Altino Pimenta

48º Enarte vai homenagear seu idealizador, Altino Pimenta

• Publicado: Quarta, 01 de Dezembro de 2021, 14h08

Enarte

A Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa) realizará, de 13 a 17 de dezembro, a 48ª edição do Encontro de Artes de Belém (Enarte). Este ano,  o projeto homenageará o centenário do idealizador do evento, Altino Pimenta. Em formato virtual e gratuito, as transmissões ao vivo serão feitas pelo canal oficial da Emufpa no YouTube. As inscrições podem ser feitas aqui.

O Enarte é um espaço para divulgação da produção acadêmica e artística da Emufpa, que conta com uma programação formada por mesas-redondas, palestras e apresentações musicais com professores da casa e convidados de outras instituições. Esse ambiente estimula o intercâmbio de saberes e a expansão do conhecimento, além de favorecer o enriquecimento do repertório dos alunos, de apresentar referências locais e contribuir para a memória da música paraense.

‘’O contato com profissionais de outras instituições favorece a troca de conhecimentos e experiências atualizadas sobre os assuntos abordados durante o Enarte. Já no campo artístico, este ano, com a homenagem a Altino Pimenta, buscamos incluir peças de sua autoria, ou arranjadas por outros músicos, nos recitais; consideramos que esse contato com referências locais agrega valor e amplia o aprendizado dos alunos’’, afirma Joziely Brito, professora da Emufpa e organizadora do evento.

A programação contará com masterclass virtual de trompete, mesas-redondas sobre rabeca bragantina, mulheres compositoras, documentos musicográficos de arquivo, composição musical e performance no violoncelo, palestras sobre performance musical da pessoa deficiente visual e sobre Altino Pimenta, além da apresentação de trabalhos e recitais. As atividades ocorrerão de 13 a 17 de dezembro, no período da manhã, da tarde e da noite, a partir das 9h.

As inscrições para o Enarte podem ser feitas até 3 de dezembro, aqui. Ocorrem em duas etapas. A primeira é o cadastro no evento e a segunda é o cadastro em cada atividade que seja do interesse do participante. Para obter certificados, é preciso realizar a inscrição e acessar as transmissões ao vivo pela Plataforma Even3.

Altino Pimenta, idealizador do Enarte - A escolha de Altino Pimenta (1921-2003) como o homenageado desta edição do Enarte se deu devido ao centenário de aniversário do músico e professor da Escola de Música da UFPA. O compositor, pianista e letrista, nascido em Belém/PA, teve formação feita por estudos de teoria musical, aperfeiçoamento pianístico e cursos de musicologia. Seus trabalhos usavam, em maior parte, poemas de autores amazônicos que deixavam marcas das paisagens culturais brasileiras.

Além de sua vida musical, Altino Pimenta foi grande incentivador das artes dentro da UFPA, tendo sido diretor do antigo Serviço de Atividades Musicais da UFPA (atual Emufpa) na década de 1970. O compositor é muito querido por diversos professores que conviveram com ele e pelos amantes de suas músicas. ‘’Por tudo que Altino Pimenta significa, não só para a música no Pará, mas também, particularmente, para a Emufpa, homenageá-lo pelo seu centenário, no evento que ele idealizou, é mais do que devido’’, completa Joziely Brito.

48ª edição do Encontro de Artes de Belém (Enarte)

Data: 13 a 17 de dezembro

Hora: a partir das 9h

Inscrições para o evento / atividades: até dia 03 de dezembro, aqui

Mias informações no site da EMUFPA e nas páginas do Facebook, Instagram e Youtube.

Texto: Bruno Roberto - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA