Página inicial > Ultimas Notícias > X Encontro sobre o Relatório de Gestão da UFPA oferece orientações para o desenvolvimento do instrumento de gestão

• Publicado: Quinta, 02 de Dezembro de 2021, 16h41

Encontro de Gestão 2021

Com o objetivo de aproximar as unidades da UFPA e apresentar a importância de comunicar em seus relatórios dados e informações de forma clara para retratar os avanços e os desafios enfrentados no último exercício da gestão, na última segunda-feira, foi realizada a 10º edição do Encontro sobre o Relatório de Gestão da UFPA. Coordenado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), em parceria com a Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), esta é a segunda vez que o evento é realizado no formato EaD.

Além de apresentar as novidades para o Relatório Anual de Atividades (RAA) 2021, o evento foi uma oportunidade para que gestores e servidores que nunca participaram do processo de elaboração do RAA se familiarizassem com as orientações acerca do instrumento de gestão.

Segundo o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, é imprescindível que todos estejam alinhados quanto à necessidade de os relatórios das unidades trazerem informações completas e de qualidade. “Agradeço a todas as pessoas que estarão empenhadas na elaboração desses relatórios. Reitero a importância de fazerem relatórios completos, corretos e informativos para que a Instituição possa, então, atuar em outras esferas do modo mais efetivo com essa informação de qualidade”, comentou.

A programação contou também com a participação da pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cristina Kazumi Nakata Yoshino, que destacou a relevância das informações prestadas pelas unidades. “O RAA é mais um instrumento que possuímos para disponibilizar e apresentar tudo aquilo que é feito na Universidade de mais relevante para a sociedade, seja regional, local, nacional, seja até internacionalmente, uma vez que são informações utilizadas para subsidiar os rankings internacionais”.

A entrega do Relatório Anual de Atividades encerra no dia 28 de janeiro de 2022. A Proplan informa que está disponível para esclarecer quaisquer dúvidas por meio dos ramais 8504/7547 e do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Programação - Este ano, o evento contou com a apresentação de diversos temas pelos  servidores da Proplan Jaciane do Carmo Ribeiro, Arthur Lima Sampaio de Souza, Fagner Santos da Silva, Thiago Lobo e Maria Lúcia Harada. Entre as temáticas trabalhadas, estão: Relatório de Gestão para além da Prestação de Contas, Análise dos RAAs – Verificação de conformidades, PDUs no Processo de Elaboração dos RAAs, O reflexo do orçamento nos Resultados das Unidades e Avaliação das informações oriundas dos Relatórios Anuais de Atividades.

Em continuidade ao processo de capacitação dos servidores para a melhoria do processo de elaboração dos RAAs, foi realizado, ainda,  um curso, no período de 29 de novembro a 1º de dezembro de 2021, para os responsáveis pelo planejamento, pela gestão e pela avaliação e elaboração do RAA. O objetivo foi capacitar os servidores a desenvolverem atividades de preenchimento do Relatório anual de atividades, do cadastro do PDU e para o lançamento dos resultados dos indicadores no Sistema Integrado de Planejamento e Gestão (SInPeG).

Para assistir ao webinário completo, clique aqui.

Texto: Divulgação Proplan
Imagem: Divulgação Proplan