Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA participa de debate em defesa da pós-graduação no Brasil

UFPA participa de debate em defesa da pós-graduação no Brasil

• Publicado: Quinta, 02 de Dezembro de 2021, 17h40

SOS Capes

A Universidade Federal do Pará (UFPA) integrou as discussões do “Dia em Defesa da Pós-Graduação” promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na última segunda-feira, 29 de novembro. Foi um dia inteiro de mobilizações em que sociedade, entidades, instituições e agentes políticos debateram o cenário nacional da pós-graduação e atuaram em redes sociais com as hashtags #EmDefesadaPósGraduação e #SoSCapes.

O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, participou do painel “A Pós-Graduação em perigo? Seu financiamento”, que contou também com as participações da reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Goulart, e dos deputados da Comissão de Educação do Congresso Nacional: Ivan Valente (PSOL), Rogério Correia (PT), Alice Portugal (PCdoB) e Lídice da Mata (PSB). A coordenação da mesa ficou por conta da professora Fernanda Sobral, docente da Universidade de Brasília e vice-presidente da SBPC.

Evento SBPC 2A coordenadora iniciou as apresentações destacando o cenário de adversidades pelo qual passa atualmente a pós-graduação brasileira diante da falta de recursos financeiros destinados às agências de fomento, o que atribui a um “quadro geral de negacionismo, que implica poucos recursos para Educação, Ciência e Tecnologia, além do desmonte das instituições”. “Nesse contexto, devemos dizer que a Capes, este ano, está com menos de 30% do orçamento que teve, por exemplo, em 2015, o que provoca um êxodo de pesquisadores e a evasão da carreira científica no país”, observou.

Fernanda Sobral disse que o objetivo do evento foi debater a qualidade e o futuro dos programas, e, por isso, mostrar também a importância da ampliação do número e do valor das bolsas de estudo da agência, as quais permanecem congeladas desde 2013. Além disso, ela destacou que se, hoje, o Brasil possui uma Política Nacional de Pós-Graduação é graças aos esforços implementados pela Capes, no que concerne ao planejamento, à avaliação e à participação da comunidade científica no desenvolvimento científico do país, tendo como um quarto pilar a necessidade dos recursos financeiros para que esse trabalho seja desenvolvido.

“A Capes somos nós” - A reitora da UFMG ressaltou que, se a Capes está em perigo por falta de recursos, a própria Ciência nacional também está em perigo. “A Capes somos nós. Me sinto partícipe das ações da Capes, seja como reitora, seja como coordenadora e bolsista que fui, e a vejo como uma instituição de Estado. Importante não apenas para as instituições de ensino superior como também para o desenvolvimento do país”, afirmou. Sandra Goulart destacou ainda a respeitabilidade da pós-graduação do Brasil na América Latina (AL), sendo o Brasil o 14º país do mundo e o primeiro da América Latina em número de estudos publicados, e sendo a pós-graduação estratégica para a produção de conhecimento na AL, daí a importância da Capes nas pesquisas, responsável por 90% da produção científica do país.

Evento SBPC 1Enfrentamento - O reitor Emmanuel Tourinho destacou que o debate realizado é fundamental e deve levar em conta que a pós-graduação brasileira é muito recente e, ao mesmo tempo, um enorme sucesso, enfrentando agora severos cortes nos orçamentos a ela destinados. “A pós-graduação do Brasil, que forma cerca de 80 mil mestres e doutores por ano, é a grande responsável pela produção científica nacional, quase toda feita nas universidades públicas, em programas de pós-graduação”, apontou. O reitor da UFPA ressaltou ainda a atual capacidade do país no enfrentamento de seus grandes problemas, graças ao conhecimento científico produzido na pós-graduação nacional. “O que mais chama a atenção em nossa pós-graduação é  o fato de que, em um tempo muito curto, o país conseguiu construir um sistema robusto e de reconhecimento internacional. Esse mesmo sistema está agora ameaçado”.

Os três pesquisadores participantes enfatizaram a importância da retomada da avaliação quadrienal da Capes e a necessidade de aprovação do novo Plano Nacional de Pós-Graduação.

Debates - Os deputados que participaram da mesa ressaltaram a importância da pós-graduação para o futuro do país e de buscar, continuamente, medidas a fim de solucionar a crise, relacionando as ações de resistência que têm implementado para as áreas da Ciência e Educação brasileiras. Outros temas discutidos no evento foram: “A Pós-Graduação em Perigo? A Avaliação quadrienal e suas perspectivas”, “Diversidade na pós-graduação” e “O CTC fala”.

Para assistir às gravações do evento, acesse a programação da manhã e da tarde no canal da SBPC no Youtube.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagens: Reprodução da transmissão