Página inicial > Ultimas Notícias > Editora da UFPA marca presença na 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes

• Publicado: Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 11h41

WhatsApp Image 2021 12 03 at 10.38.19 4

A Universidade Federal do Pará (UFPA) participa mais uma vez da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. Em sua 24ª edição, o evento é uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Secult, e esse ano ocorre de forma reduzida, na Arena Guilherme Paraense - Mangueirinho, de 1º a 5 de dezembro, das 9h às 21h.

O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, e o vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva, estiveram presentes na cerimônia oficial de abertura, realizada na noite de quarta-feira, e visitaram, em seu primeiro dia de presença na Feira, o Estande da Editora da UFPA. Também participaram desse momento a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Iracilda Sampaio e o Pró-Reitor de Extensão, Nelson Júnior, além de  integrantes da comunidade acadêmica.

WhatsApp Image 2021 12 03 at 10.38.19A UFPA esteve presente em todas as edições da Feira até então, e, em seu 24º ano de evento, expõe cerca de dois mil títulos, sendo 121 com o selo da Editora da UFPA (ed.ufpa) e 1.085 de 53 editoras parceiras. No seu conjunto, os títulos disponíveis no espaço da ed.ufpa, que incluem literatura infantil, são um diferencial que os visitantes encontrarão nessa edição da Feira.

Segundo a publicitária Nícia Salimos, da equipe da ed.ufpa, o primeiro dia superou as expectativas em número de visitantes e de livros vendidos. “Esse ano, o evento e nosso estande estão em um formato mais reduzido devido à pandemia, mas mesmo assim tivemos bastante visitantes e a venda de cerca de 534 livros nos dois primeiros dias”, conta.

WhatsApp Image 2021 12 03 at 10.38.19 5Dentre os títulos mais procurados estão livros sobre História, Literatura Antirracial e temas feministas. Livros como Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro, e Tornar-se Negro, de Neusa Santos Souza, esgotaram no primeiro dia de vendas, conforme explica a publicitária. O estande da UFPA traz títulos próprios, tanto da nova quanto da geração anterior de lançamentos, mas também de editoras parceiras como: Edusp, Edufscar, UNESP, Ateliê Editorial, Companhia das Letras, Bazar do Tempo, Cortez e Pakatatu, entre outras.

Para facilitar a aquisição de obras por parte de leitores visitantes da Feira, a UFPA também aceita o Credlivro, programa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que garante bônus de R$200 a funcionários públicos da rede estadual de ensino para a compra de livros. “As vendas com o Credlivro também foram muito satisfatórias nesse primeiro dia”, revela Salimos.

WhatsApp Image 2021 12 03 at 10.38.19 2O reitor Emmanuel Tourinho observa que os cuidados com a pandemia ainda são necessários, mas que ao mesmo tempo é bom estar de volta. “Nós estamos ainda em pandemia, então não podemos ter uma movimentação muito grande, mas é importante que estejamos de volta nessa ação, que é de fortalecimento de uma cultura da leitura, da valorização do livro e do conhecimento. A Universidade está muito feliz de estar novamente participando da Feira do Livro e contribuindo com um movimento importante no nosso Estado, que é o de promoção da leitura”.

Para o vice-reitor Gilmar Silva, o livro tem um papel estratégico para a academia de um modo particular. “Essa Feira é muito importante para nós, porque faz divulgar a nossa editora, as nossas produções e, por outro lado, é um momento de encontro para celebrar a referência que é a ed.ufpa para o Estado e para o país, divulgar nossas produções e, sobretudo o conhecimento, colocando à disposição de todos a produção científica acadêmica da UFPA”.

WhatsApp Image 2021 12 03 at 10.38.19 3Visitantes - A funcionária pública Suzana Farias revela que visita o estande da Editora da UFPA em todas as edições da Feira, uma vez que a cada edição do evento a unidade tinha um diferencial de homenagem a algum escritor em sua decoração e programação, sendo referência para os visitantes, porém entende que o contexto da pandemia exige mais cuidados e segurança. “A Editora da UFPA sempre nos oferece um espaço muito acessível e acolhedor. Mesmo em formato mais simples, é bom poder voltar aos poucos”, afirma. Já a professora de educação infantil, Damiana Guimarães, tem como hábito visitar o estande da UFPA em todas as Feiras para renovar sua estante de leitura. Ela é doutora recém-formada pela Universidade e não deixou passar a oportunidade de mais um ano. “Gostei muito do espaço, que é amplo e permite fácil movimentação e acesso às obras”, concluiu a leitora que levou para casa três novos títulos com o selo da ed.ufpa.

Estanda da Editora da UFPA na 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes

Data: até 5 de desembro de 2021

Local: Arena Guilherme Paraense - Mangueirinho.

Horário: de 9h às 21h

Entrada franca.