Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário on-line vai discutir os Planos de Pesquisas ligados aos Resíduos Sólidos e à ação dos catadores na região amazônica

• Publicado: Sexta, 10 de Dezembro de 2021, 17h13

Evento ICSA UFOPA UFRN

A Rede de Pesquisa, Inovação e Tecnologia Social em Gestão de Resíduos Sólidos, Sustentabilidade e Economia Solidária (Repites) vai realizar o Seminário On-Line Repites, no dia 13 de dezembro de 2021. O evento é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e tem o objetivo de apresentar e discutir os Planos de Pesquisas de Resíduos Sólidos e a Ação de catadores na região amazônica. A transmissão será feita pelo canal no YouTube do Repites Pará, e as inscrições podem ser efetuadas por meio do preenchimento deste formulário.

O seminário pretende criar um espaço para discutir com a sociedade, principalmente da Amazônia, o Plano Nacional de Gestão de Resíduos Sólidos, criado em 2010. A iniciativa visa dialogar com os participantes sobre o gerenciamento regular do lixo, seja por meio do descarte, seja pela administração para a geração de renda, assim como tem também a intenção de avaliar o Plano atual, para iniciar a construção de um novo projeto nacional de desenvolvimento, por meio do debate de temáticas como a manutenção de lixões a céu aberto e a redução de investimento em saneamento básico.

Este é um tema relevante, principalmente porque tem a ver com a importância da efetivação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos e a efetiva participação de catadores e catadoras na gestão da política nacional. Em termos de Amazônia, nossos indicadores sociais e ambientais estão bastante comprometidos. A urbanização desenfreada na região e a fragilidade nas políticas públicas de gestão de resíduos sólidos aprofundam os impactos ambientais e prejudicam a qualidade de vida nas cidades. Precisamos avançar na construção e consolidação de projetos sérios de aterro sanitário e coleta seletiva. Educação ambiental é fundamental”, considera o diretor do Icsa e também coordenador do Projeto Repites na Instituição, Armando Lírio de Souza.

Programação - O seminário contará com uma mesa de abertura e outras três mesas temáticas. A mesa de abertura vai abordar a Rede Nacional Repites e o Projeto Repites - Pará/Norte, com mediação dos coordenadores da rede e do projeto na UFRN e na UFPA, Washington José de Souza e Armando Souza. Já a primeira mesa temática falará sobre as “Políticas Públicas de Resíduos Sólidos e Ação com catadores”; a segunda introduzirá o estágio atual dos Planos de Pesquisa vinculados ao Repites e a terceira apresentará os Planos de Iniciação Científica do Projeto Repites-PA.

“Nosso objetivo é apresentar os primeiros resultados da equipe de pesquisa do Repites-PA e fortalecer nossa articulação com as demais universidades e pesquisadores da Rede Nacional Repites, por isso aguardamos a participação de um público amplo e interessado no tema”, declara o diretor do ICSA, professor Armando Lirio.

Podem participar do seminário o público em geral, acadêmicos, representantes da sociedade civil, gestores públicos e privados, agentes ambientais e organizações de catadores e catadoras que atuam na nossa região.

Seminário On-Line Repites

Data: 13 de dezembro de 2021