Página inicial > Ultimas Notícias > 14° edição do Ciência na Ilha expõem vídeos enviados por alunos de diferentes instituições

• Publicado: Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 17h36

Ciência na Ilha

Já está disponível a exposição virtual dos vídeos do Projeto Ciência na Ilha 2021. A exposição conta com 28 trabalhos de iniciação e divulgação científica enviados para a 14° edição do projeto. Os vídeos são curtos ― de 2 a 5 minutos, produzidos por equipes de diferentes instituições, do ensino fundamental ao superior. Os vídeos ficarão permanentemente expostos no site do projeto, assim como os das edições anteriores.

Os vídeos da exposição são resultados de projetos realizados entre professores e alunos, com intuito de apresentar as suas pesquisas que auxiliam o desenvolvimento de várias comunidades ribeirinhas. Os trabalhos apresentados no site do Ciência na Ilha abordam as seguintes temáticas: investigação sobre fenômenos naturais e sociais, inovação tecnológica e qualquer outra informação relevante para as comunidades.

“A exposição desses trabalhos proporciona um certo destaque para a ideia desses estudantes e professores, além de estimular a realização de novos projetos. Por isso, essa divulgação científica é muito importante, pois esses conhecimentos científicos que estão sendo disseminados ultrapassam os laboratórios, uma vez que são produzidos em comunidades locais, típicas da região amazônica, que mesmo durante a pandemia continuam exercendo seus trabalhos e pesquisas”, declara o professor Jesus Brabo, coordenador do Ciência na Ilha.

Ciência na Ilha - O projeto Ciência na Ilha facilita a proximidade entre os ribeirinhos e os grupos da Universidade, possibilitando a troca de conteúdos e informações científicas, bem como o debate sob perspectiva de quem vive nos locais que recebem o projeto, como as comunidades ribeirinhas pertencentes a ilhas próximas da cidade de Belém (Mosqueiro, Outeiro, Cotijuba e Combu).  O projeto é uma realização do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI/UFPA), em conjunto com o Clube de Ciências da UFPA (CCIUFPA).

“O Ciência na Ilha é uma valorosa ação de educação/divulgação científica. Iniciativas como essa são importantes, tanto para membros das comunidades ribeirinhas quanto para grupos de pesquisas e extensão que atuam na região das ilhas de Belém”, comenta o professor Jesus Brabo.

Acesse a Exposição Virtual aqui.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA