Página inicial > Ultimas Notícias > Pesquisadoras do Narramazônia lançam livro sobre narrativas policiais de veículos de comunicação paraenses

• Publicado: Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 16h13

Lançamento Narramazônia

Nesta sexta-feira, 17 de dezembro, ocorre o lançamento do livro O Medo é a Mensagem: Narrativas Midiáticas na Amazônia Paraense, das pesquisadoras Alda Cristina Costa, Célia Trindade Amorim e Ivana Guimarães. Apresentando análises realizadas no Projeto de pesquisa “Mídia e Violência: narrativas midiáticas na Amazônia paraense”, a obra foca nas narrativas policiais dos jornais impressos, das emissoras de TV e das redes sociais paraenses. O lançamento acontecerá em sala virtual organizada pelo Grupo de pesquisa Narrativas Contemporâneas na Amazônia – Narramazônia, às 16h.

Metaforizando a expressão “o meio é a mensagem”, de McLuhan, o livro busca explicar não a importância dos veículos de comunicação em si, mas a importância que o conteúdo disseminado por eles carrega e o impacto desse conteúdo no modo de percepção de seus receptores. O foco da violência foi escolhido pela relação entre mídia e violência e pelos seus debates envolvendo a cidadania e a democracia, uma vez que as mídias são as formadoras de pensamentos, opiniões e construções sociais.

“Configuramos como relevante pensar como a mídia tem construído os sentidos sobre esse grave problema social. Lembramos ainda que são escassas, na região, pesquisas que tratem específica e sistematicamente sobre essa relação. Antes, encontrávamos pesquisas em outros campos de conhecimento, sem uma perspectiva do campo da Comunicação. Hoje, o projeto tem contribuído para materializar discussões sobre a realidade da Amazônia paraense, fortalecendo nossa inserção numa perspectiva científica regional, nacional e internacional, ampliando a compreensão das múltiplas realidades desse território”, explica Alda Costa.

O livro foi desenvolvido por meio de uma parceria da Faculdade de Comunicação/Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA, do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Linguagens e Cultura, da Universidade da Amazônia e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e o lançamento contará também com a realização dos Diálogos Narrativos denominado “Jornalismo Narrativo em Livros: O Testemunho Midiático no Brasil”, com a professora Marta Regina Maia, da UFOP.

Sobre o livro - Segundo as autoras da obra, por ser um território diferenciado, a Amazônia necessita ser compreendida e interpretada em suas diversas realidades. Por este motivo, o livro  traz a abordagem de um território com diversos povos originários, que, mesmo tendo pontos de vista locais, requer olhares externos para ajudar no combate à forma errônea que a região Amazônica é verbalizada mundialmente.  Assim, o texto se desenvolve sob a perspectiva de que o meio não é apenas um canal de transmissão do conteúdo, mas também um elemento determinante da comunicação e, por consequência, dos fenômenos sociais e da afetação.

Lançamento do livro O Medo é a Mensagem: Narrativas Midiáticas na Amazônia Paraense

Data: 17/12/2021

Horário: às 16h