Página inicial > Ultimas Notícias > Consun aprova o novo Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPA para o período 2021-2023

• Publicado: Segunda, 20 de Dezembro de 2021, 14h18

LogoPDTIC

A UFPA deu um novo passo para qualificar seus processos de governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Em reunião ordinária do Conselho Universitário (Consun), foi aprovado por unanimidade, no último dia 16 de dezembro, o novo Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) da Universidade. O documento está alinhado à Estratégia de Governo Digital, Decreto Nº 10.332, de 28 de abril de 2020,  e direciona todas as ações estratégicas da área de tecnologia da informação e comunicação da Universidade até o ano de 2023.

O novo Plano Diretor está em consonância com sete objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPA e foi oficialmente implantado por meio da Resolução Nº 837, de 16 de dezembro de 2021. Ele possui 15 necessidades de serviços de TIC e 160 ações para serem executadas na gestão de TIC da UFPA. O plano também possui uma gestão de riscos das ações a serem desenvolvidas, divididas de acordo com o nível de cada risco: extremo, alto, médio e baixo.

Haverá, ainda, um processo de revisão, que ocorrerá no final do próximo ano, com objetivo de analisar a necessidade de adequação das ações estabelecidas e mensurar o grau de execução do plano. Também será disponibilizado para toda a comunidade universitária, em 2022, um site contendo um painel de monitoramento do plano. Pela página, será possível consultar o status de execução de cada ação, detalhar qual subunidade está com suas ações mais adiantadas, filtrar por níveis de risco e muito mais, por meio do painel a transparência ativa no processo de acompanhamento do PDTIC será efetivada.

Acesse aqui o novo plano diretor de TIC da UFPA.

Acesse aqui o plano de gestão de riscos das ações do PDTIC.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação do CTIC