Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA se destaca entre as instituições com melhores índices de governança e gestão

• Publicado: Segunda, 27 de Dezembro de 2021, 09h39

proplandez21

A Universidade Federal do Pará (UFPA), de acordo com o levantamento realizado neste ano pelo Tribunal de Contas da União (TCU), apresenta um resultado de 83% no Perfil Integrado de Governança Organizacional e Gestão Públicas (iGG 2021), figurando entre as 10 primeiras universidades federais avaliadas e apresentando o melhor resultado na região norte. A evolução foi expressiva nos últimos anos, tendo em vista o resultado alcançado em 2018 de 24%.

A Governança Pública é o conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle posto em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, visando à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.  O IGG consiste num conjunto de indicadores que permite aferir a maturidade das organizações públicas, integrando a percepção do nível de implementação de boas práticas em diversos temas, portanto possibilita traduzir a capacidade da organização de administrar bem os seus diversos recursos de forma a gerar resultados e prestar os serviços esperados.

O TCU vem realizando esse levantamento para conhecer a situação da governança no setor público federal e estimular as organizações públicas a adotarem boas práticas de governança. As informações são coletadas pelo TCU por meio da aplicação de um questionário de autoavaliação eletrônico, a fim de obter informações acerca da maturidade da governança e da capacidade de gestão dessas organizações.

Na UFPA, um total de 16 unidades contribuíram para o preenchimento do questionário de levantamento de governança que ocorreu no período de abril a junho de 2021: AUDIN, ASCOM, CEPS, CIAC, CPPAD, CTIC, Comissão de Ética, Ouvidoria, PROPESP, PROEX, PROEG, PROGEP, PROINTER, PROAD, PROPLAN e Prefeitura Multicampi. As respostas do questionário foram consolidadas pela PROPLAN e aprovadas pelo Comitê de Governança, Riscos e Controles da UFPA (CGRC).

“O resultado alcançado pela UFPA no levantamento do TCU reflete o empenho e a competência do sistema de gestão da UFPA em suas várias esferas, um sistema que vem se aperfeiçoando e garantindo as condições para os avanços institucionais. Com a liderança da PROPLAN, várias unidades contribuíram com a sistematização das informações prestadas e todas merecem o nosso reconhecimento pelo excelente trabalho realizado”, ressaltou o Reitor da Universidade, Emmanuel Tourinho.

Quanto à posição da Universidade entre todas as instituições avaliadas, observou-se que a UFPA melhorou substancialmente sua colocação, passando da 427º posição para a 17º no ano de 2021. Já em comparação com as universidades federais, a UFPA avançou da 53º colocação para a 6º.

Além disso, em 2021 todos os indicadores que compõem o IGG melhoraram e estão dentro da faixa mais alta de nível de capacidade em Governança e Gestão, diferentemente do que aconteceu em 2018, em que todos os indicadores estavam nos níveis mais baixos.

Gráfico

Os resultados do levantamento foram apresentados ao Reitor da UFPA através de um boletim informativo que também será objeto da próxima reunião do Comitê de Governança, Riscos e Controles (CGRC) da Universidade.

Texto e imagens: Divulgação Proplan UFPA