UFPA realiza acompanhamento de pacientes pós-COVID-19
O Laboratório de Patologia Clínica das Doenças Tropicais (LPCDT), do Núcleo de Medicina Tropical (NMT), da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Projeto “Avaliação Epidemiológica, Clínica e Laboratorial de Pacientes Pós Infecção pelo SARS-CoV-2 na Região Metropolitana de Belém”, em parceria com a Fundação de Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA), vai realizar o acompanhamento clínico e laboratorial de pessoas na fase do pós-COVID-19.
Segundo a coordenadora do projeto, a professora Luisa Carício, muitas pessoas acometidas pela COVID-19 não retornam ao estado basal anterior a doença, e acabam apresentando sintomas pós-COVID-19, também chamada de COVID longa, ou sequelas agudas do pós-COVID-19, que é o conjunto de sintomas que persistem ou então aparecem meses após a recuperação da infecção pelo novo coronavírus.
As sequelas pós-COVID-19 apresentam-se em diferentes intensidades para cada indivíduo, sendo por vezes relatadas por alguns mais de uma sequela ao mesmo tempo. Entre os sintomas mais comuns estão: fadiga e dores intensas, fraqueza, falta de ar, déficit de memória e concentração, dores de cabeça, dores intensas, queda de cabelo, distúrbios na pele, distúrbios do sono (insônia), perda de olfato e paladar (duradoura), dores abdominais, náuseas, apetite reduzido, palpitações, diarreias crônicas entre outros.
O objetivo do projeto é poder ajudar a população acometida com a Síndrome pós-COVID-19, a se recuperar de maneira multidisciplinar. “Por isso, teremos uma equipe composta por médicos especialistas em diversas áreas: biomédicos, farmacêuticos, nutricionista, fisioterapeutas e outros profissionais da área que estarão reunidos para o diagnóstico correto e condução aos melhores caminhos para o caso de cada paciente”, explica a profa. Luisa Carício.
O projeto destina-se a indivíduos maiores de 18 anos de ambos os sexos, residentes na Região Metropolitana de Belém (Belém, Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará, Benevides e Castanhal), que foram diagnosticados com COVID-19.
Como participar - Os interessados em participar do projeto, inicialmente deverão entrar em contato com o LPCDT pelos números (91) 985245338 (WhatsApp), (91) 32010986, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo instagram @LPCDTNMT, para realização de um pré-cadastro.
Posteriormente, a equipe do projeto entrará em contato com os pacientes para obtenção de informações clínicas e adicionais, o qual permitirá agendar a avaliação e consulta com médico especialista, conforme a necessidade apresentada. Após consulta médica, o paciente realizará exames bioquímicos, hematológicos e sorológico, conforme solicitação do especialista (consulta e exames gratuitos). E, de acordo com a necessidade, poderá ser incluído em outros serviços ofertados pela UFPA, como acompanhamento fisioterapêutico, nutricional, psicológico, entre outros.
Os atendimentos ocorrerão no ambulatório do NMT, localizado na Av. Generalíssimo Deodoro, 92 - Umarizal, Belém - PA, 66055-240.
Texto: Divulgação Projeto
Imagem: Ascom UFPA
Redes Sociais