Página inicial > Ultimas Notícias > Publicado o Edital do Programa Labinfra 2022

Publicado o Edital do Programa Labinfra 2022

• Publicado: Quinta, 30 de Dezembro de 2021, 12h23

WhatsApp Image 2021 12 29 at 13.00.29 1

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), por meio da Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino (Diquale), publicou o Edital Proeg 04/2021 - PGrad-Labinfra 2022 para seleção de propostas no âmbito do Subprograma de Apoio à Infraestrutura de Laboratórios de Ensino de Graduação e da Educação Básica, Técnica e Tecnológica – Labinfra 2022. A submissão de propostas está prevista para o período de 04 de janeiro até as 18h de 25 de fevereiro de 2022. Serão investidos R$ 4 milhões para despesas de custeio e capital.

Além de novas propostas, poderão ser submetidas atualizações de projetos aprovados no Edital Labinfra 2017, como em 2021, e no Edital Labinfra 2018, acrescido para 2022. Em 2021, os projetos de atualização Labinfra 2017 tiveram recursos de custeio; em 2022, há previsão de recursos também de capital para os projetos de atualização.

Concebido pela Reitoria em 2016 e implementado pela Proeg em 2017, o Programa de Apoio à Infraestrutura de Laboratórios (PGRAD-LabInfra) é uma importante política institucional para a melhoria ou a criação de laboratórios/espaços de atividades práticas voltadas para o Ensino, beneficiando estudantes, docentes e técnico-administrativos da UFPA. A ideia é expandir e consolidar as ações de reestruturação da infraestrutura laboratorial e de demais espaços de atividades práticas dos diversos cursos de graduação e da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) da universidade, em todos os doze campi.

Em 5 anos de programa, já foram investidos cerca de R$ 23 milhões, contemplando projetos de 389 laboratórios de ensino e espaços físicos de atividades práticas na graduação. Para o reitor Emmanuel Zagury Tourinho, esse é um dos investimentos estratégicos para qualificar o ensino na UFPA: “Há cinco anos, criamos uma série de programas visando promover melhorias significativas no ensino de graduação da UFPA. O Labinfra é uma dessas ações, para as quais temos garantido recursos anuais, mesmo com restrições orçamentárias. O retorno desses investimentos é a melhoria dos cursos da UFPA, demonstrada em avaliações nacionais e internacionais”.

Submissões e cronograma - Para 2022, o edital prevê a disponibilização de recursos de capital e custeio, para aquisição e instalação de material permanente, reformas em geral, insumos e bolsas de monitoria, em continuidade ao processo de reestruturação da infraestrutura laboratorial e demais espaços de atividades práticas. Podem ser submetidas até duas propostas por curso de graduação.

As propostas deverão ser submetidas por meio de formulário eletrônico do Sistema de Projetos on-line (Sisprol), acompanhadas da descrição do apoio solicitado. O período de submissão é de 04 de janeiro até as 18h do dia 25 de fevereiro de 2021. O resultado final, após todas as etapas, está previsto para 03 de maio e a execução dos projetos a partir de 04 maio de 2022.

Edital Proeg 04/2021 - PGrad-Labinfra 2022

Período de submissões: 04 de janeiro até as 18h do dia 25 de fevereiro de 2022