Página inicial > Ultimas Notícias > Ação organizada pela IFMSA Brazil UFPA proporciona atendimentos básicos a moradores da comunidade quilombola Guajará-Mirim no Acará

• Publicado: Quinta, 30 de Dezembro de 2021, 12h30

ifmaufpa21

A International Federation of Medical Student’s Association of Brazil (IFMSA Brazil), vinculada a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (Famed/UFPA), realizou uma ação que ofertou atendimentos médicos e odontológicos básicos, na comunidade quilombola Guajará-Mirim, no município do Acará, neste mês de dezembro. A atividade também contou com o apoio de representantes das organizações Sorriso dos Rios, Liga Acadêmica de Pneumologia do Pará e acadêmicos do curso de odontologia da UFPA.

IMG 20211211 WA0040Os atendimentos da ação foram destinados a três estações de cuidados: a primeira prestou serviços ligados à saúde dermatológica dos moradores locais, os quais ainda receberam a doação de protetores solares; a segunda focou na assistência à saúde bucal, mas especificamente direcionada à orientação das crianças sobre uma boa escovação e à distribuição de kits de higienização oral.  Por fim, a terceira estação realizou consultas gerais à comunidade, efetuadas por uma médica convidada pela IFMSA Brazil UFPA, bem como encarregou os acadêmicos de medicina a executarem a triagem dos pacientes.

“O nosso principal objetivo é a formação dos próprios estudantes. A IFMSA Brazil UFPA é uma organização não governamental (ONG), que realiza atividades com a comunidade. Entretanto, qualquer atividade tem que gerar retorno para os alunos participantes, e esse retorno é em conhecimento, sobretudo ao oferecer experiência em situações que normalmente não são englobadas no currículo formal da faculdade, como por exemplo essa atividade com uma população quilombola”, declara Márcio Marvão, representante da IFMSA Brazil UFPA e acadêmico de medicina na UFPA.

IMG 0146Além das estações de cuidados, os estudantes também distribuíram brinquedos e organizaram atividades lúdicas com as crianças da comunidade. Segundo Márcio Marvão, essa e outras ações que foram coordenadas pela IFMSA Brazil UFPA, são sempre realizadas pelos próprios estudantes da Universidade.

“Todas as atividades são organizadas e realizadas por estudantes da UFPA. Somente, para  capacitar os alunos para os cenários que vão enfrentar, faz-se convites a profissionais especializados nos assuntos que serão abordados em cada ação, ou em caso de atividades envolvendo atendimento médico, como foi o caso da ação no Acará”, afirma o estudante de medicina.

Ação foi realizada em conjunto com a IFMSA Brazil UFPA e a ONG "Futuro Brilhante", projeto social e voluntário que reúne estudantes de nível superior e profissionais com o objetivo de realizar ações para a prevenção da violência sexual infantojuvenil em Belém e no interior.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA