Página inicial > Ultimas Notícias > CTIC disponibiliza novo portal de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPA

• Publicado: Quinta, 06 de Janeiro de 2022, 14h33

servicosdetic

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFPA disponibiliza uma nova página web com os principais serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Universidade, o Portal de Serviços de TIC da UFPA. No portal o usuário irá encontrar informações, manuais e links de acesso para os serviços de TIC das diversas unidades da UFPA, além dos próprios serviços gerenciados pelo CTIC, como: Sigaa, Sipac, Sagitta, Sigadmin, rede sem fio, e-mail, etc.

O principal objetivo do novo portal de conteúdo de TIC é centralizar as informações de acesso dos usuários da comunidade universitária, uma vez que alunos e servidores utilizam inúmeros serviços de TIC que não são ofertados exclusivamente pelo CTIC, tais como aqueles usados para facilitar as rotinas educacionais e administrativas e procedimentos de outras subunidades (Saest, Proeg, PROPLAN, Biblioteca Central, etc). Centralizando todas as informações básicas destes sistemas em um único portal de acesso, o processo de busca dos itens desejados realizado pelo usuário será facilitado e fica assegurado que este seja redirecionado para o serviço correto.

Serviço oferecidos - O Portal de Serviços de TIC da UFPA é alimentado com tutoriais, vídeos e dicas sobre o uso do e-mail, dos serviços do Google e do Microsoft for Education (serviços digitais que são autenticados via conta institucional da UFPA), bem como conta também com serviços e manuais da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), tais como: videoconferência, certificado pessoal digital (ICPEdu), Eduplay, etc.

Para aqueles que precisam de resposta rápida sobre os serviços prestados pelo CTIC, há ainda uma seção de perguntas frequentes (FAQs) sobre o SIGAA, segurança da informação, Google e ações do próprio CTIC, acesse e confira. Já na seção de contratação de TIC é explicado sobre o processo de aquisição de soluções de TIC (equipamentos e serviços), alinhados às normas do Governo Federal. Essa é uma área importante para todas as unidades que demandam aquisições de soluções de TIC.

Outra evolução em relação a página antiga é a possibilidade de consulta do assunto desejado diretamente no canto superior direito com a opção “Localizar”, que irá apresentar tudo sobre o assunto desejado que esteja presente no portal, facilitando o acesso à informação pelo usuário.

A página antiga de informações e manuais do CTIC será desativada até o final do próximo mês. Para acessar o novo portal de serviços, utilize o endereço https://servicosdetic.ufpa.br.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação do CTIC