Página inicial > Ultimas Notícias > Plantão Psicológico retorna com o atendimento presencial na UFPA

Plantão Psicológico retorna com o atendimento presencial na UFPA

• Publicado: Segunda, 10 de Janeiro de 2022, 17h43

Plantão Psicológico

Após dois anos de funcionamento virtual, por meio de vídeo chamada, o Plantão Psicológico vinculado à Superintendência de Assistência Estudantil (Saest/UFPA) retorna às atividades presenciais com a adoção de novos procedimentos para o acolhimento de estudantes que procurarem o serviço de escuta e orientação.  O Plantão Psicológico é um projeto integrante de um conjunto de ações de Assistência Estudantil desenvolvidas pela UFPA, que visa garantir a permanência e inclusão de estudantes em situação de vulnerabilidade.

O Projeto oferta atendimento para estudantes de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) que se encontram com alguma fragilidade emocional com o objetivo de promoção e acompanhamento da saúde mental para que possam concluir o curso com qualidade de vida. A equipe de acolhimento é coordenada pela professora Patrícia do Espírito Santo, da Faculdade de Psicologia da UFPA, e conta com a participação de estagiários do curso de Psicologia e de psicólogas vinculadas à Saest/UFPA.

Segundo a professora Patrícia do Espírito Santo, o Plantão Psicológico está disponível para todo(a) estudante de graduação da UFPA que sinta que aspectos emocionais da vida estejam dificultando o cotidiano e que deseja compartilhar com pessoas qualificadas para escutar e orientá-lo (a).

Escuta - Os (as) estudantes que desejarem atendimento no Plantão podem procurar o serviço nos dias de segunda, terça, quinta e sextas-feiras, no horário da tarde, das 13h às 16h, no segundo andar da Biblioteca Central da UFPA. Não é necessário realizar inscrição prévia, basta se dirigir ao local portando documento de identidade e comprovante de vínculo com a UFPA.

Durante os atendimentos serão adotadas, ainda, medidas de proteção da saúde com o uso obrigatório de máscaras faciais e organização de presença com distanciamento social nas dependências do Plantão. Estará à disposição do público recipiente com álcool em gel para higienização das mãos antes do atendimento.

Texto e arte: Assessoria Saest/UFPA