Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Universidade Aberta inscreve para cursinho pré-vestibular gratuito

Projeto Universidade Aberta inscreve para cursinho pré-vestibular gratuito

• Publicado: Terça, 11 de Janeiro de 2022, 14h29

PUA UFPA

O Projeto Universidade Aberta (PUA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), está com inscrições abertas para a turma 2022 do seu cursinho pré-vestibular gratuito. Voltado para alunos de escola pública e portadores de bolsa Integral em escola particular, o PUA oferta aulas de todas as disciplinas exigidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). No total, são ofertadas 112 vagas e as inscrições seguem até 31 de janeiro de 2022.

Iniciado em 2003, o PUA é um projeto de extensão do PET-Física, em parceria com os Programas de Educação Tutorial em Letras, Geografia e Biologia, que tem o objetivo de atender a estudantes em situação de vulnerabilidade social ao mesmo tempo que serve como laboratório didático para os alunos de licenciatura da UFPA, unindo o ensino e a extensão.

"O PUA possui grande relevância como atividade de ensino e extensão não apenas pela responsabilidade com o fazer científico da prática pedagógica como prática educativa, mas também pela responsabilidade social de promover uma educação pública de qualidade, integradora, inclusiva e de valorização social e profissional. E, se falar em educação pressupõe falar em inclusão em seu todo significativo, o PUA é mais do que uma proposta de intervenção metodológica para minimizar graves impactos sociais, é sonho, é esperança, é oportunidade, é transformação, é mudança de tudo aquilo que nós, como educadores, pais, responsáveis, aspiramos para uma sociedade mais justa e igualitária", ressalta o professor Rubens Silva, coordenador do projeto.

Como participar - O ingresso no PUA ocorrerá por meio de um processo seletivo que contará com uma prova de múltipla escolha, com dez questões de Matemática e dez questões de Língua Portuguesa. A prova será realizada no dia 6 de fevereiro de 2022, das 9 às 11h, em local a ser informado no ato da confirmação da inscrição. O conteúdo programático pode ser conferido no Edital.

Interessados(as) em participar da seleção para a turma 2022 devem realizar cadastro aqui, no período de 3 a 31 de janeiro de 2022. Com este cadastro realizado, o(a) estudante deve, ainda, confirmar a sua inscrição na coordenação do PET-Física, no período de 3 de janeiro a 3 de fevereiro de 2022, realizando a entrega de 2 kg de alimentos não perecíveis.

O resultado do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 7 de fevereiro de 2022 e as matrículas serão realizadas de 8 a 11 de fevereiro de 2022. As aulas do Projeto Universidade Aberta 2022 ocorrerão no turno da tarde, das 13h20 às 18h20, de segunda a sexta-feira, com início no dia 14 de fevereiro.

Projeto Universidade Aberta (PUA)

Inscrições: até 31 de janeiro de 2022, aqui.

Confirmação da inscrição:  até 3 de fevereiro de 2022, no Laboratório de Física - Ensino (Sala do PET-Física), no Campus Básico da UFPA

Prova: 14 de fevereiro de 2022

Matrículas: 8 a 11 de fevereiro de 2022

Acesse o Edital completo aqui.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA