Página inicial > Ultimas Notícias > Está no ar a nova página sobre Governança Digital na UFPA

Está no ar a nova página sobre Governança Digital na UFPA

• Publicado: Terça, 11 de Janeiro de 2022, 15h29

CGD

Em tempos de avanços tecnológicos constantes, onde, a cada dia dependemos mais e mais de ferramentas virtuais para realizar nossas atividades diárias, a UFPA passou a debater a necessidade de organizar-se e planejar-se incluindo as mudanças digitais em seus projetos e objetivos estratégicos. O motivo disso é simples: não deixar a Universidade “perdida” por não acompanhar as regulamentações que ocorrem a cada dia em nossa sociedade digital. Assim, nasceu a necessidade de implantar uma Governança Digital na Universidade Federal do Pará.

De forma simplificada, Governança Digital é um conjunto de sistematizações – regras, processos e ações que buscam a eficiência no uso de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). De acordo com o vice-reitor da UFPA e presidente do Comitê de Governança Digital, Gilmar Pereira da Silva, Governança Digital “é essencial para o desenvolvimento da Universidade porque normatiza as atividades e ações da Universidade, permitindo uma gestão racional e dinâmica dos processos, oportunizando uma leitura orgânica da política de Governança Digital da Universidade”.

O Comitê de Governança Digital da UFPA (CGD) é presidido pelo vice-reitor da Universidade, e tem como membros os pró-reitores de Ensino de Graduação (Proeg); de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp); de Extensão (Proex); e de Relações Internacionais (Prointer); além do Diretor do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTIC) e do encarregado de Dados Pessoais na UFPA.

Atuação - O CDG tem atuado na implementação de melhorias no uso da tecnologia a favor da Universidade e na atualização dos serviços digitais, em busca de mais eficiência e transparência. Como resultado deste trabalho se tem as recentes aprovações de políticas e instruções normativas para os diversos serviços de TIC da UFPA, seguindo as legislações em vigor no Brasil, que são: Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Segurança Cibernética, Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), Políticas de hospedagem e backup de dados, Política de desenvolvimento de softwares, Instruções normativas para de e-mail e uso de recursos de TIC, entre outros.

Essas e outras informações agora podem ser acessadas por toda a comunidade universitária na página https://governancadigital.ufpa.br, disponibilizada pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFPA. Nela estão informações sobre o CGD, o Comitê de Segurança da Informação (CSI), a LGPD, o PDTIC e o Grupo de resposta a Incidentes de Segurança (CSIRT). Documentos com as políticas, planos, instruções normativas e atas de reuniões também estão disponíveis no site. Para saber mais, acesse https://governancadigital.ufpa.br.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação do CTIC/UFPA