Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA finaliza o 3º Ciclo de Mapeamento de Processos Organizacionais

UFPA finaliza o 3º Ciclo de Mapeamento de Processos Organizacionais

• Publicado: Quinta, 13 de Janeiro de 2022, 14h23

BANNER 3º CIMAPRO

A Universidade Federal do Pará (UFPA) encerrou o seu 3º Ciclo de Mapeamento de Processos Organizacionais (3º Cimapro), no qual foram mapeados 5 processos organizacionais de diferentes unidades da UFPA. A ação ocorreu no período de maio a dezembro de 2021 e contou com reuniões virtuais e presenciais, entrevistas de mapeamento e preenchimento de formulários para a elaboração dos mapeamentos dos processos materializados nos Fluxogramas de Processos e Procedimentos Operacionais Padrão (POPs).  Os documentos estão disponíveis para consulta no Portal de Gestão de Processos da UFPA.

Neste 3º Ciclo foram mapeados os seguintes processos organizacionais: Contratação de docente efetivo (coordenado por Walquíria Almeida), Autoavaliação dos Cursos de Graduação (coordenado por Naima Comesanha e Silva), Pedido de depósito de patentes nacionais (coordenado por Rosângela Cavaleiro, Antônio Emílio Di Marco Neves e Aline Casimiro), Cadastro de Bolsistas Demanda Social da CAPES (coordenado por Mônica Figueiredo, Valena Barros e Renato Neves) e Renovação de Contratos Administrativos Continuados (Coordenado por Roberta Tillmann, Kascilene Penha e Denise Tavares). Além dos POPs e Fluxogramas, também foram construídos indicadores para controle e medição da execução dos processos organizacionais mapeados e foram identificadas melhorias a serem implantadas para torná-los mais efetivos.

Recorte de tela de reunião do 3º CIMAPRO“Os POPs e Fluxogramas disponibilizados no Portal de Gestão de Processos são documentos orientativos para a realização das atividades administrativas e acadêmicas da Universidade. A disponibilização desses materiais permite que todos os envolvidos e interessados tenham uma visão geral e uma melhor compreensão dos fluxos que fazem parte de processos organizacionais prioritários para o alcance dos objetivos estratégicos da Instituição”, explica a pró-reitora de Planejamento, Cristina Yoshino.

Gestão de Processos Organizacionais - A UFPA utiliza a Gestão de Processos Organizacionais por ser uma ferramenta de gestão que visa promover uma maior padronização, organização, redução de ineficiências e melhoria dos resultados gerados pelas atividades administrativas contínuas. A adoção dessa metodologia contribui para o alcance dos objetivos estratégicos do PDI 2016-2025, especialmente o de “Melhorar e fortalecer a governança dos processos internos”.

A metodologia de Gestão de Processos adotada atualmente pela UFPA foi lançada em abril de 2019, e, em 2020, foi lançado o Portal de Gestão de Processos da UFPA. Desde então, a Universidade promove os Ciclos de Mapeamento de Processos Organizacionais (Cimapros), sob a coordenação da Diretoria de Gestão estratégica (Digest/Proplan), que direciona esforços visando ao mapeamento e à melhoria de processos organizacionais prioritários da Instituição. Esses esforços têm permitido que a UFPA avance no mapeamento de seus processos organizacionais, fazendo com que o Portal de Gestão de Processos disponibilize, atualmente, mais de 30 processos mapeados e mais de 80 manuais e guias de orientação.

Para visualizar e baixar os processos organizacionais já mapeados e os referidos manuais e guias, acesse o Portal de Gestão de Processos da UFPA.

Texto e arte: Divulgação Proplan/UFPA