Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Levantes lança livro sobre imagens da resistência

Projeto Levantes lança livro sobre imagens da resistência

• Publicado: Quinta, 13 de Janeiro de 2022, 14h32

Imagens da Resistência

Estudantes, pesquisadores e artistas interessados no vasto campo de confluência entre Comunicação, Estética e Política já podem adquirir, de forma gratuita, o livro Imagens da resistência: dimensões estéticas e políticas. Lançada este mês pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), a coletânea é resultado do Projeto de pesquisa “Levantes amazônicos”, coordenado pelo professor doutor Leandro Lage, docente da Faculdade de Comunicação e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O livro é voltado às imagens, em seu trabalho estético e político de dar forma visível aos afetos da indignação, do desejo, do sofrimento, assim como da felicidade, da esperança e das tantas emoções e sentimentos que animam os levantes. Na coletânea, autoras e autores de diversas áreas de conhecimento, da Comunicação à Literatura, da História à Sociologia, lançam-se ao desafio de refletir de modo transdisciplinar sobre as bases teóricas e também sobre as mais diversas manifestações e expressões imagéticas do desejo de se insurgir.

A obra é dividida em três seções. Na primeira, “Sensibilidades insurgentes”, o páthos da revolta e suas múltiplas aparições se tornam o principal lugar de problema. Um dos capítulos dessa seção consiste na tradução inédita do texto “Rendre sensible”, de Georges Didi-Huberman, filósofo e historiador de arte vinculado à École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, na França. Na segunda parte, “Sublevações na Amazônia”, as imagens vêm à tona em capítulos que trazem consigo reflexões sobre decolonialidade, temporalidades, gestualidades, visibilidades e conflitos, em verdadeiros exercícios analíticos do ver e do sentir a propósito das expressividades visuais e afetivas da indignação. Na terceira seção, “Transgressões do ver e do mostrar”, os capítulos exploram intensidades, constâncias e banalizações do olhar e do mostrar, evocando dramaticidades e ambiguidades das imagens frente aos acontecimentos e às experiências-limite.

Para o professor Leandro Lage, organizador do livro, a própria existência dessa coletânea é a prova da partilha do sentimento de indignação, assim como da força da solidariedade e do engajamento mútuo. “Este livro é, em si, um levante. Além de reunir diferentes esforços de pesquisa - o que, no Brasil, já é um trabalho de resistência -, ele foi organizado durante uma pandemia e movido pelo mais sincero sentimento de indignação com a nossa realidade sociopolítica”, declara o pesquisador.

O livro Imagens da resistência: dimensões estéticas e políticas contou com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com apoio da Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba). A coletânea está disponível para download no link do repositório da Edufba: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34654. A versão impressa estará disponível nas livrarias a partir de fevereiro de 2022.

Livro Imagens da resistência: dimensões estéticas e políticas

Link para download: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34654 ou abre.ai/dK74

Perfil do Projeto Levantes no Instagram