Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Clínica de Atenção à Violência vai realizar roda de conversa para analisar julgamentos sob a perspectiva feminista
Início do conteúdo da página

Clínica de Atenção à Violência vai realizar roda de conversa para analisar julgamentos sob a perspectiva feminista

  • Publicado: Segunda, 17 de Janeiro de 2022, 13h18

Evento CAV Perspectiva Feminista

No dia 21 de janeiro de 2022, às 9h, a Clínica de Atenção à Violência da Universidade Federal do Pará (CAV/UFPA) vai realizar, de forma virtual, a roda de conversa "Julgamentos em perspectiva feminista". O evento pretende construir uma análise, de acordo com a perspectiva feminista, de alguns julgamentos e um recente protocolo lançado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As inscrições estão abertas para todos os interessados na temática e a participação contará com certificado.

O evento terá a presença das professoras Camila Magalhães, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; (UFRJ) e Fabiana Severi, da Universidade de São Paulo (USP), ambas integrantes de um projeto nacional, do qual a UFPA faz parte, que reescreve famosos julgamentos sob uma perspectiva feminista. “A ideia é que possamos analisar julgamentos que são conhecidos e reescrevê-los de acordo com um ponto de vista feminista. Desse modo, as professoras vão explicar aos participantes como o projeto funciona e demonstrar as diretrizes seguidas por ele”, explica a coordenadora do CAV, Luanna Thomaz. 

Outra importante especialista da área jurídica que vai integrar a roda de conversa será a juíza Patrícia Maeda, que participou da elaboração do protocolo lançado pelo CNJ, o qual tem o intuito de examinar decisões sob uma perspectiva judicial e de gênero. “A juíza Patrícia vai falar sobre o que é o protocolo, quais as suas novidades e de que maneira é possível construir sentenças judiciais a partir de uma ótica feminista”, afirma Luanna Thomaz.

Clínica de Atenção à Violência (CAV) - A Clínica de Atenção à Violência é um projeto vinculado à Faculdade de Direito e ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Amazônia (FAD/Neiva) que presta atendimentos jurídicos e psicossociais a pessoas vítimas de violência que estejam em situação de vulnerabilidade econômica e social, como crianças, mulheres, idosos e LGBTQIs. Atualmente a CAV conta com cerca de 15 profissionais, que oferecem serviços gratuitos a esse público.

Além dos atendimentos jurídicos e psicossociais, a CAV também realiza palestras e rodas de conversa com o foco em temáticas relacionadas com os Direitos Humanos e aconselhamentos de políticas públicas. A clínica está funcionando com atendimento presencial, todas as sextas-feiras, das 8h às 12h, no Bloco L do Campus Profissional da UFPA, no bairro Guamá. Outras informações também podem ser acompanhadas pela página da CAV no Instagram.

Serviço:

Roda de Conversa: "Julgamentos em perspectiva feminista"

Data: 21 de janeiro de 2022

Horário: às 9h 

Inscrições: Acesse aqui.

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página