Página inicial > Ultimas Notícias > Campus Universitário de Bragança e Instituto de Estudos Costeiros dão início a novos períodos de gestão

• Publicado: Terça, 18 de Janeiro de 2022, 10h15

Posse Braganca e Iecos Portal

A Universidade Federal do Pará realizou a sessão de posse conjunta da coordenação e vice-coordenação do Campus Universitário de Bragança e da direção-geral e direção-adjunta do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS). A solenidade ocorreu no Auditório Maria Lúcia Medeiros, no Campus Universitário de Bragança, na última quinta-feira, 13 de janeiro. No mesmo dia, também foi inaugurado o Laboratório de História (LabHist) do Campus.

Para a coordenação do Campus, foram reconduzidos o professor Francisco Pereira de Oliveira, como coordenador, e a professora Maria Roseane Corrêa Pinto Lima, como vice-coordenadora. A professora Moirah Paula Machado de Menezes foi reconduzida como diretora-geral do Instituto de Estudos Costeiros, sendo também empossada a professora Nelane do Socorro Marques da Silva como nova diretora-adjunta.

A cerimônia contou com a participação do reitor Emmanuel Zagury Tourinho; do vice-reitor Gilmar Pereira da Silva; do prefeito municipal de Bragança, Raimundo Nonato de Oliveira; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Iracilda Sampaio; do pró-reitor de Extensão, Nelson de Souza Júnior; da coordenadora do Campus de Capanema, Rosa Helena Oliveira; do coordenador do Campus de Salinópolis, Lindomar Miranda Ribeiro; da diretora do Núcleo de Medicina Tropical, Luísa Carício Martins; de diretores de subunidades e de membros da comunidade acadêmica.

13.01.2022 Foto Posse Braganca e Iecos 2Para o coordenador reconduzido do Campus Universitário de Bragança, a posse é mais uma chance dada pela comunidade universitária para fazer o melhor. “Agora, iniciamos uma nova gestão. Sem dúvida, com mais experiência no trato, no diálogo e no reconhecimento de que, todos os dias, aprendemos na relação com nossos docentes, discentes e técnicos. Portanto assinalamos que não sabemos tudo, pois estamos em constante e profunda transformação”. “Buscar sempre o melhor e lutar por uma Universidade Pública melhor. Eis o desafio”, complementou.

O Campus constituiu-se, a partir de 1987, quando a Universidade iniciou o processo de interiorização no estado. Atualmente, oferta vagas de graduação nas áreas de Letras, Línguas Estrangeiras, Educação, História e Matemática. O Campus Universitário de Bragança também possui o Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA-Mestrado).

13.01.2022 Foto Posse Braganca e Iecos 3Estudos Costeiros - À frente do IECOS, a diretora empossada, Moirah Menezes, afirmou ser grata aos colegas pela confiança para, por mais quatro anos, estar à frente da direção-geral do instituto. “Nossa missão é manter os altos índices dos indicadores de qualidade dos nossos cursos, organizar a gestão, completando o quadro de servidores administrativos e consolidando os processos eletrônicos internos”, afirmou.

O Instituto de Estudos Costeiros foi o primeiro instituto com sede fora de Belém. Estuda prioritariamente os ambientes marinho costeiros da Amazônia. Em Bragança, abriga as Faculdades de Ciências Biológicas, Ciências Naturais e Engenharia de Pesca da UFPA, além do Programa de Pós-Graduação em Biologia Ambiental (PPGBA), com mestrado e doutorado.

13.01.2022 Foto Posse Braganca e Iecos 4O reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, agradeceu aos dirigentes o trabalho realizado no primeiro período de gestão e reafirmou o compromisso com o desenvolvimento do Campus e do instituto. Ainda destacou: “O Campus Universitário de Bragança e o Instituto de Estudos Costeiros são exemplos do sucesso do processo de interiorização da Universidade Federal do Pará, iniciado na década de 1980 e em expansão. Por meio dessas unidades, tem sido possível dar acesso ao ensino superior a mais jovens no estado, mas também desenvolver pesquisa e extensão, transformando realidades nos municípios direta e indiretamente impactados pela presença da Universidade”.

LabHist - O Laboratório de História e Patrimônio Cultural na Amazônia é vinculado à Faculdade de História (Fahist) da UFPA - Campus de Bragança. No dia 13, com a presença do reitor Emmanuel Tourinho, foram inauguradas suas novas instalações no prédio em que funcionou o antigo alojamento de docentes da UFPA em Bragança. A estrutura dispõe de nove salas e dois banheiros.

13.01.2022 Foto Inauguracao LabHist Braganca 1A reforma do prédio foi viabilizada pela reitoria da UFPA e por uma emenda parlamentar da deputada Simone Morgado. O mobiliário e os equipamentos foram  disponibilizados pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), por meio de projeto apresentado no âmbito do Programa de Apoio à Infraestrutura de Laboratórios de Ensino de Graduação e da Educação Básica, Técnica e Tecnológica – Labinfra.

O LabHist é um espaço para produção e consulta de acervos históricos diversos, sobretudo sobre História da Amazônia. Segundo a professora Roseane Pinto, coordenadora do LabHist e vice-coordenadora do Campus Universitário de Bragança, o espaço servirá para a formação dos discentes da Graduação em História, bem como para a pesquisa histórica pelo público em geral nos acervos disponíveis em formato digital. Os acervos são resultantes dos projetos dos docentes da Fahist e dos convênios estabelecidos entre a UFPA e instituições parceiras.

Entre os principais projetos desenvolvidos pela Fahist, constam o Inventário da Marujada de Bragança; o convênio com a Funai para catalogação do acervo do Serviço de Proteção ao Índio (SPI); o convênio com o Tribunal de Justiça do Estado do Pará para catalogação dos documentos históricos do Fórum da Comarca de Bragança; além da produção de matérias sobre História da África em acervos digitais e documentos históricos sobre Bragança.

Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA
Fotos: Lucas Silva