Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Inovações e transdisciplinaridade na gestão de resíduos sólidos são temas do evento promovido pela UFPA
Início do conteúdo da página

Inovações e transdisciplinaridade na gestão de resíduos sólidos são temas do evento promovido pela UFPA

  • Publicado: Quarta, 19 de Janeiro de 2022, 14h39

 Evento ProteGeer

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (PPGESA) da UFPA vai realizar um workshop acadêmico no dia 21 de janeiro de 2022, das 9h às 13h. O evento pretende estimular a formação de conhecimento dos participantes para questões vinculadas à gestão sustentável de resíduos sólidos. O workshop será em formato on-line e transmitido pela plataforma Microsoft Teams.

Intitulado “Inovação e transdisciplinaridade como ferramentas para a gestão sustentável de resíduos sólidos'', o workshop acadêmico deve discutir assuntos relevantes à área da Engenharia Ambiental e Sanitária, tais como aspectos tecnológicos, mercadológicos, sociais e climáticos. Para isso, o professor Neyson Martins Mendonça, atual vice-coordenador do PPGESA, afirma que o evento vai oferecer uma compreensão crítica, sustentada em uma abordagem abrangente que permita o envolvimento de diversos setores da sociedade.

“A rede acadêmica Brasil-Alemanha se apresenta como uma forte aliada na formação de políticas públicas em face da detenção de conhecimento e capilaridade que permitirá aportar, em parceria com o MDR, as ações necessárias para o desenvolvimento de expertise em diversas frentes, podendo atuar em consonância com as demandas do mercado, capacitando o setor ou mesmo atuando em elaboração de diagnósticos e medidas de melhoria da gestão de resíduos, entre outras abordagens que garantam a sustentabilidade tanto técnica quanto econômico-financeira”, declara Neyson Martins Mendonça.

Programação - O workshop será dividido em seis mesas temáticas, que vão abordar assuntos como: Igualdade de oportunidades na gestão de Resíduos Sólidos Urbanos; Cooperativismo - sobretudo, mas que uma alternativa de trabalho e renda, uma oportunidade de negócio; Logística reversa - um compromisso de toda a sociedade; Panorama tecnológico - um leque de oportunidades; Sinergia pela inovação - o compromisso do setor privado; e ProteGEEr e seu legado. 

Todos aqueles interessados nas temáticas, em especial discentes, docentes, coordenadores, ex-alunos, agentes públicos, municípios e setor privado, estão convidados a participar do workshop. Para participar, não será necessário efetuar inscrição prévia, basta acessar a plataforma Microsoft Teams no dia do evento.

ProteGEEr - Coordenado pela Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, o Projeto de Cooperação ProteGEEr é formado por uma rede acadêmica composta por 14 instituições de ensino e pesquisa do Brasil e da Alemanha, que são: TU Braunschweig, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Núcleo de Tecnologia e Qualidade do Ceará (Nutec-CE). 

A rede tem como objetivo contribuir para a melhoria das condições institucionais para a valorização dos resíduos sólidos, como também estabelecer discussões alinhadas aos impactos da gestão dos resíduos e seu potencial de mitigação da mudança climática, por meio de readequação da grade curricular e pesquisas aplicadas.

Serviços:

ProteGEEr/GIZ - Rede Virtual Brasil-Alemanha: Workshop Acadêmico

Data: 21 de janeiro de 2022

Horário: 9h às 13h

Transmissão: Microsoft Teams

Texto: Leandra Souza - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página