Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Professores da UFPA são agraciados pela Medalha do Mérito Francisco Caldeira Castelo Branco
Início do conteúdo da página

Professores da UFPA são agraciados pela Medalha do Mérito Francisco Caldeira Castelo Branco

  • Publicado: Quarta, 19 de Janeiro de 2022, 14h29

pela Medalha do Mérito Francisco Caldeira Castelo Branco Portal

A Prefeitura de Belém realizou a entrega da Medalha do Mérito Francisco Caldeira Castelo Branco a pessoas que prestaram serviços relevantes ao município no âmbito da educação, da cultura e do serviço social. Cinco professores da Universidade Federal do Pará estiveram na lista dos agraciados deste ano: o vice-reitor Gilmar Pereira da Silva, a professora emérita Edna Maria de Ramos Castro, a professora Violeta Refkalefsk Loureiro, a educadora Lucília da Silva Matos, e o professor e ex-reitor, Carlos Edilson de Almeida Maneschy.

A entrega da medalha, instituída em 1978, foi um dos eventos comemorativos dos 406 anos de Belém. A cerimônia ocorreu na Igreja de Santo Alexandre, no dia 12 de janeiro, dia do aniversário de Belém, e reuniu personalidades e autoridades. A medalha foi entregue aos agraciados pelo prefeito Edmilson Rodrigues.

A honraria tem o objetivo de agraciar pessoas físicas, jurídicas, nacionais ou estrangeiras por ações, promoção ou engajamento de atividades que beneficiam e valorizam a população e a capital paraense.

Prestígio - A socióloga e professora Edna Castro, recentemente outorgada Professora Emérita da UFPA , recebeu a medalha com alegria e satisfação. “É um grande prestígio receber essa medalha, a maior comenda que o município entrega”, afirmou.  “Gostaria de ressaltar que a ocasião vem para refletirmos sobre os 406 anos do início da colonização portuguesa no Pará e na Amazônia, já que Belém representa esse marco na ocupação da desembocadura do grande rio Amazonas”, acrescentou.

Para a pesquisadora, Belém como “portal de entrada da Amazônia” foi uma estratégia geopolítica, uma vez que, à época, já havia ocupações urbanas na região. Do que decorreu a existência da metrópole de hoje com grande multiplicidade e diversidade étnico-social. “A medalha é, para mim, o reconhecimento do meu trabalho como professora, pesquisadora, especialista em temas amazônicos, com muitos livros publicados, entre os quais, sobre a cidade”, refletiu.

pela Medalha do Mérito Francisco Caldeira Castelo Branco1Reconhecimento - A medalha homenageia profissionais que tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade. “A comenda Francisco Caldeira Castelo Branco que me foi concedida e pela qual agradeço profundamente ao prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, além de um reconhecimento pessoal, é, acima de tudo, um reconhecimento coletivo ao papel estratégico que tem a UFPA para o desenvolvimento do município e do estado do Pará”, afirmou o vice-reitor Gilmar Pereira da Silva.

A professora aposentada da UFPA, hoje voluntária, Violeta Refkalefsk Loureiro, disse sentir-se emocionada e gratificada com a homenagem. “Durante vários anos, meu trabalho foi voltado diretamente a Belém. Nos anos 1990, fui coordenadora da Comissão de Desenvolvimento da RMB, quando, então, tive oportunidade de trabalhar em vários projetos, como: do transporte fluvial de Icoaraci para Belém, o projeto de transferência do forno e depósito de lixo do bairro da Cremação, projetos da Codem... Doei centenas de mudas de mangueiras para Belém. No Mosqueiro, arborizei um terreno que era nosso e doei para a vila do Mosqueiro como uma pracinha, de presente. Como cidadã, procuro fazer o possível para que a cidade que adotei como minha melhore sempre”, pontuou.

Aposentada desde 2013, Loureiro pretende ainda voluntariar-se, além da UFPA, para cuidar de Belém. “Foi uma maneira que eu encontrei para retribuir ao Estado por ter estudado em escolas e universidades públicas e por meus filhos terem estudado em universidade pública. Vou ver como posso dar mais de mim para a cidade que me acolheu como filha nativa”, acrescentou.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página