Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Moradores da Cabanagem recebem Kit Meu Endereço Certo para superar os conflitos socioambientais no território
Início do conteúdo da página

Moradores da Cabanagem recebem Kit Meu Endereço Certo para superar os conflitos socioambientais no território

  • Publicado: Terça, 25 de Janeiro de 2022, 15h05

terpaz1

A Comissão de Regularização Fundiária da Universidade Federal do Pará (CRF-UFPA) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) entregam nesta quinta-feira, 27 de janeiro,  a partir das 14h30, na Usina da Paz da Cabanagem, localizada na Avenida Damasco, nº 37, próximo à Estrada do Benjamin, o Kit Meu Endereço Certo para 40 famílias residentes neste território. A programação da cerimônia ocorrerá no auditório do Teatro da Usipaz e terá a participação do secretário de Estado, Carlos Maneschy, e da coordenadora do Projeto Meu endereço certo: lugar de paz e segurança social, Myrian Cardoso, além de outras autoridades. O projeto atende também aos bairros Cabanagem, Benguí, Terra Firme, Guamá e Jurunas, em Belém, e o Icuí-Guajará, em Ananindeua, além de Nova União/São Francisco, em Marituba.  

Na abertura da programação, está prevista a realização de uma exposição fotográfica das inúmeras tipologias de habitações existentes na Região Metropolitana de Belém (RMB), ocorrerá uma apresentação histórica do projeto e haverá a exibição de vídeo abordando os estigmas e conflitos sociais contra os moradores das periferias das grandes cidades. Será realizado um detalhamento sobre os benefícios do Kit Meu Endereço e a continuidade das entregas dos documentos para as primeiras famílias beneficiadas no bairro Cabanagem. Os moradores do Icuí-Guajará estão recebendo os seus documentos.

Myrian Cardoso detalha desenho do lote para morador da CabanagemPara Myrian Cardoso, coordenadora do Projeto Meu endereço, a entrega dos primeiros kits na Cabanagem representa a trajetória de um compartilhar de conhecimentos entre a CRF-UFPA, o Governo do Estado do Pará e a comunidade do bairro nos últimos dois anos, mesmo com a prevenção e os desafios colocados pela Covid-19. “Neste período, nos reunimos com as lideranças comunitárias, apresentamos o projeto para os moradores, realizamos as Quintas da Cidadania para acolher as demandas das famílias, selecionamos os supervisores de campo, promovemos o curso de Direito à Cidade, orientamos os agentes para o cadastramento social, colocamos em prática as rodas de arte, efetivamos as visitas domiciliares e iniciamos a sistematização e a análise técnica dos dados das famílias para concluir os primeiros Kits Meu Endereço Certo”, recorda Myrian.

O Kit Meu Endereço Certo, segundo ela, é composto por uma planta de localização do imóvel, planta de limite de lote, laudo de condições socioambientais da moradia e uma guia de encaminhamento para os programas sociais do Governo do Estado do Pará, que resolverá as demandas comunitárias relacionadas ao suporte de assistência técnica, a regularização fundiária e a resolução de conflitos socioambientais nas comunidades.  “Estas peças técnicas foram elaboradas e conferidas pelas equipes interdisciplinares da CRF-UFPA junto às famílias no bairro Cabanagem. Sempre deixamos claro que não entregaríamos o título de propriedade da moradia, mas sim que criaríamos as condições objetivas para as famílias superarem os conflitos socioambientais no território e fortalecer a cultura da paz”, reafirma a coordenadora.

CAMPO - As equipes da CRF-UFPA que atuam no projeto são formadas por engenheiros, arquitetos, urbanistas, administradores, assistentes sociais, advogados, jornalistas e especialistas em Tecnologia da Informação, além de estagiários de diversas áreas do conhecimento. Para o secretário Carlos Maneschy, o Projeto Meu endereço certo: lugar de paz social não é um evento temporário, que começa de manhã e termina de tarde. A entrega dos Kits confirma o trabalho planejado e o atendimento comunitário significativo, pois trabalha com os direitos da cidadania e leva segurança jurídica e social para as famílias. “É uma política pública que repercute de forma permanente e se interliga com outras ações do Governo do Estado do Pará para chegar até a casa dos moradores da Cabanagem”, acentua.

O secretário enfatiza que, além de ser uma nova política pública,  o projeto está conectado com as áreas da cultura, do emprego, do saneamento, da saúde, da educação e da qualificação profissional para combater a violência urbana nos territórios. “Além disso, buscamos ampliar as parcerias com os segmentos públicos e privados do Pará visando fortalecer a cultura da paz, por meio das Usinas da Paz, além de interiorizar o desenvolvimento e consolidar uma rede permanente de assistência técnica e formação de cidadãos em todo o Pará”, finaliza Carlos Maneschy.

 

Texto: Kid Reis – Ascom CRF/UFPA

Fotos: Renato das Neves

registrado em:
Fim do conteúdo da página